Golpistas estão aproveitando as mudanças na prova de vida – que agora será realizada por meio do cruzamento de dados do governo -, para tentar obter informações pessoais dos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
As novas regras da prova de vida foram publicadas pela autarquia em fevereiro. O instituto passará a usar bases de dados públicos e atos como votação nas eleições e vacinação para fazer o procedimento, que serve para evitar fraudes e garante a manutenção do benefício. As mudanças serão válidas a partir de 31 de dezembro.
O INSS suspendeu a prova de vida neste ano. Caso o segurado receba algum contato para realizar o procedimento ou pedindo o envio de documentos pessoais, é golpe. Geralmente, as abordagens acontecem por meio do WhatsApp, ligações ou SMS. O INSS orienta que os aposentados e pensionas desliguem o telefone e não forneçam nenhuma informação pessoal, fotos, nem documentos.
Fonte: G1
saulo.braine
Entre 2023 e 2024, 1.535 agências bancárias foram desativadas. Não é notícia quente nem novidade. Nos últimos anos, foram 5 mil agências, uma tendência natural com a evolução da tecnologia, a reconfiguração arquitetônica no atendimento presencial e, sobretudo, a inviabilidade econômica no atendimento do público de baixa renda. As agências bancárias têm custos fixos elevadíssimos […]