O que é o Reclame Aneps

O Reclame ANEPS é a principal plataforma de intermediação para soluções de dúvidas e reclamações do consumidor em operações de crédito. Por meio desta ferramenta, será possível registrar reclamações a exemplo de:

  • Operação de crédito consignado creditado em conta sem ser solicitado;
  • Cobrança de valores por serviços/produto não contratado;
  • Contrato em desacordo com o que foi ofertado
  • Não recebimento de cópia de contrato, entre outros.
O que é o <strong>Reclame Aneps</strong>
O que é o <strong>Reclame Aneps</strong>

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Perguntas Frequentes

1 - O que é o Reclame Aneps?

O Reclame ANEPS é uma plataforma de reclamações de consumidores que, em operações de crédito, que em algum momento se sentiu prejudicado. A plataforma visa a intermediação entre os envolvidos, a fim de ter seu problema resolvido de forma consensual.

2 - Como funciona o Reclame Aneps?

A plataforma é bastante intuitiva e visa exatamente fazer esta intermediação entre você, consumidor, e o banco/financeira onde a operação foi realizada. O banco de dados do Reclame ANEPS é totalmente sigiloso e não comercializável. Além disso, os dados das empresas e dos consumidores que estão cadastrados no site servem apenas para possibilitar o acesso e atendimento entre as duas partes. Quando sua reclamação for resolvida, daremos como encerrada e ficaremos muito felizes, pois esse é o principal objetivo da plataforma, nossa equipe especializada fará uma análise prévia, podendo dar orientação jurídica e/ou fazer o encaminhamento da reclamação aos órgãos e autoridades competentes.

3 - Preciso fazer um cadastro para reclamar?

Sim! É por meio do seu cadastro que daremos início a sua reclamação.

4 - Como escrever uma boa reclamação?

É muito importante que você relate tudo, seja detalhista, mas de uma forma direta e objetiva. Quanto maior a quantidade de informações referentes ao caso, mais rápido fica para a busca da solução. Lembre-se sempre de anexar toda documentação para dar embasamento na sua reclamação. Uma dica: cuidado com as palavras de baixo calão.

5 - Preciso pagar para reclamar?

De forma alguma! O serviço é totalmente gratuito.

6 - Quem pode fazer uma reclamação?

Qualquer pessoa que tenha feito empréstimo e se sinta lesada está apta a fazer uma reclamação na plataforma.

7 - Por que preciso informar o CPF?

O CPF é necessário para a identificação única e segura do seu cadastro. O seu CPF só será disponibilizado para o banco responsável pelo atendimento de sua reclamação. O cadastro com o CPF ainda assegura que todas as reclamações sejam autênticas, inibindo a prática da criação de perfis e reclamações falsas.

8 - Quem terá acesso aos meus dados pessoais e documentos que encaminhar?

Todas as informações de origem das mensagens dos consumidores ficam armazenadas no nosso banco de dados e os seus dados pessoais não serão expostos. Os dados pessoais solicitados na plataforma são apenas os essenciais, necessários para contato após a reclamação, e somente poderão ter acesso a tais dados, você consumidor, nossa equipe do Reclame ANEPS e o banco/financeira que foi feita a reclamação. Tudo em estrito cumprimento a LGPD - Lei Geral de Proteção de Dados.

9 - Não encontrei o banco que quero reclamar. O que faço?

O Reclame ANEPS possui o cadastro de todos os bancos ativos autorizados pelo Banco Central, mas pode acontecer de você não encontrar algum banco na plataforma. Neste caso, é importante ter em mãos alguns dados a serem encaminhados. Os dados são: CNPJ, nome do banco e outros documentos que possam identificá-lo.

10 - Como saber se minha reclamação foi respondida?

Não se preocupe! Assim que tivermos retorno do banco, vamos te notificar via e-mail, SMS ou WhatsApp. Além disso, você pode acompanhar as interações com seu login de acesso na plataforma.

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