Na última quarta-feira, durante entrevista, o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, disse que os chamados bancões têm demonstrado preocupação com a diferença de tratamento legal em comparação com as fintechs. Em sua fala, reconheceu que existem ruídos nas regras de capital em relação às instituições de pagamento.
Ainda segundo Campos, o BC elencou três assuntos principais que estão em pauta nas instituições financeiras. Um deles é o tratamento de capital. “Nesse pleito, sim, tem um problema que a gente precisa equalizar”, afirmou, destacando que algumas empresas de meios de pagamento “ficaram bastante grandes”.
Outro ponto importante é em relação aos bancos digitais, que não seriam tão criteriosos na abertura de contas. Já a outra reclamação seria contra as tarifas praticadas. Neste caso, Campos afirmou que “não verificou assimetrias”.
Foto: Enildo Amaral
saulo.braine
Entre 2023 e 2024, 1.535 agências bancárias foram desativadas. Não é notícia quente nem novidade. Nos últimos anos, foram 5 mil agências, uma tendência natural com a evolução da tecnologia, a reconfiguração arquitetônica no atendimento presencial e, sobretudo, a inviabilidade econômica no atendimento do público de baixa renda. As agências bancárias têm custos fixos elevadíssimos […]