Sem categoria
  • Ícone de calendário Atualizado em 17 de outubro, 2024
  • Ícone de tempo de leitura 1 minuto de leitura

Novo golpe assusta os aposentados do INSS

A revisão da vida toda é uma nova medida do INSS que, por ser pouco conhecida pelos segurados, abriu uma brecha para golpistas se aproveitarem do dinheiro dos aposentados. Ao contrário do que notícias falsas estão espalhando, a revisão da vida toda não é obrigatória para os aposentados do INSS. O Instituto Nacional do Seguro Social recomenda cautela para tomar a decisão de solicitar a revisão. O mais indicado é que o segurado tenha a orientação prévia de um profissional do direito previdenciário.
 
Como funciona o golpe que está prejudicando os aposentados do INSS
 
Os golpistas aproveitam que o funcionamento da revisão da vida toda é novidade para os aposentados e usam a medida como desculpa para prejudicar os segurados. Através de mensagens de texto no celular, os criminosos se passam por advogado ou secretário do escritório de advocacia responsável pelo processo da revisão, que até agora só pode ser solicitado com abertura de ação judicial.
 
Fingindo ser o representante judicial do segurado, o golpista envia uma mensagem pedindo que a pessoa faça um PIX para o pagamento de supostas pendências com a Previdência Social. A promessa feita pelos criminosos é que, após a transferência, o novo valor após a revisão da vida toda será liberado. 
 
O INSS comunica que não entra em contato com os beneficiários para oferecer serviços e muito menos revisões dos seguros. Ao receber uma mensagem ou ligação suspeita, o mais indicado é bloquear o número e alertar o escritório de advocacia ou profissional que teve o nome envolvido sobre o golpe. Registrar um Boletim de Ocorrência (BO) também é uma possibilidade.

saulo.braine Autor

saulo.braine

Compartilhar com:
  • Ícone de calendário Atualizado em 17 de outubro, 2024
  • Ícone de tempo de leitura 1 minuto de leitura
Compartilhar com:

Conteúdos relacionados