Os movimentos do Nubank no mercado, com investimento bilionário, inclusive com a chegada de nomes como o do mega investidor Warren Buffett e o gestor Luis Stuhlberger, do Fundo Verde, coloca a descentralização do sistema bancário brasileiro em outra perspectiva. A leitura é que a aposta em um negócio com características tão peculiares quanto as do Nubank sinaliza que o mercado local está no radar dos grandes investidores e que outras fintechs nacionais podem atrair aportes generosos.
Com o aporte de recursos, o valor dos investimentos captados pelo Nubank junto a investidores desde a sua fundação, há oito anos, totalizam US$ 2 bilhões (cerca de R$ 10,1 bilhões).
"Novos 'Nubanks' ainda vão surgir”, afirma Diego Perez, presidente da ABFintechs (Associação Brasileira de Fintechs). “Há um público que ainda não estava sendo completamente atendido pelas instituições financeiras tradicionais, e isso com certeza deve intensificar as mudanças que já vêm acontecendo no mercado e abre espaço para novos empreendedores."
saulo.braine
Entre 2023 e 2024, 1.535 agências bancárias foram desativadas. Não é notícia quente nem novidade. Nos últimos anos, foram 5 mil agências, uma tendência natural com a evolução da tecnologia, a reconfiguração arquitetônica no atendimento presencial e, sobretudo, a inviabilidade econômica no atendimento do público de baixa renda. As agências bancárias têm custos fixos elevadíssimos […]