O Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) irá retomar o atendimento presencial nas agências, sem a necessidade de agendamento prévio. De acordo com a Portaria 982, publicada ontem (02.02), no Diário Oficial da União, o atendimento ocorrerá de forma gradual, para evitar filas e aglomerações.
O funcionamento das agências voltará ao normal, mas apenas para alguns serviços, como o de orientação aos segurados e atendimento jurídico. Os canais remotos serão mantidos como principal meio para solicitação de requerimentos, orientação e informação dos segurados e beneficiários do INSS.
Para ser atendido nas agências do INSS, o segurado deverá apresentar um documento de identificação com foto, para quem tem a partir de 16 anos. No caso dos cidadãos com menos de 16 anos, a certidão de nascimento serve. O atendimento voltará aos moldes antigos, com triagem para acesso à Previdência e distribuição de senhas.
saulo.braine
Entre 2023 e 2024, 1.535 agências bancárias foram desativadas. Não é notícia quente nem novidade. Nos últimos anos, foram 5 mil agências, uma tendência natural com a evolução da tecnologia, a reconfiguração arquitetônica no atendimento presencial e, sobretudo, a inviabilidade econômica no atendimento do público de baixa renda. As agências bancárias têm custos fixos elevadíssimos […]