Começou hoje (01/06) a volta da obrigatoriedade de se realizar a prova de vida de aposentados e pensionistas do INSS. O objetivo do procedimento é mitigar a prática de fraudes e pagamentos indevidos para garantir o acesso ao benefício. A prova de vida havia sido interrompida desde meados do ano passado em função da disseminação da pandemia.
Existem algumas maneiras de realizar o procedimento: na agência bancária onde o segurado recebe o pagamento, bem como via aplicativo, sem sair de casa. De acordo com o presidente do INSS, Leonardo Rolim, a maioria das pessoas vai conseguir fazer o procedimento em casa, sem correr riscos.
Segundo Rolim, em entrevista concedida à rádio CBN, cerca de 24 milhões – no universo de 35 milhões de segurados do INSS – já conseguiram realizar a prova. "Desses 11 milhões, a maioria pode fazer sem sair de casa. E aqueles que precisarem sair de casa, a nossa orientação é: há um calendário, que vai de junho a dezembro, e que eles devam ir apenas quando vão sacar o benefício", disse Rolim.
saulo.braine
Entre 2023 e 2024, 1.535 agências bancárias foram desativadas. Não é notícia quente nem novidade. Nos últimos anos, foram 5 mil agências, uma tendência natural com a evolução da tecnologia, a reconfiguração arquitetônica no atendimento presencial e, sobretudo, a inviabilidade econômica no atendimento do público de baixa renda. As agências bancárias têm custos fixos elevadíssimos […]