O BNDES – Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social passará a integrar o quadro de associados da Federação Brasileira do Bancos – Febraban.
Com a entrada, o BNDES passará a fazer parte das instâncias consultivas e deliberativas da Febraban, em quais estão representados os mais de 100 bancos associados à entidade. O banco público de fomento, que é um dos maiores do país em capitalização, tem relacionamento com os maiores bancos comerciais como repassador: em empréstimos a pequenas e médias empresas (PMEs).
Um dos objetivos dessa associação é discutir possíveis mudanças na Taxa de Longo Prazo (TLP), para suavizar a volatilidade do indexador para determinados públicos.
saulo.braine
Entre 2023 e 2024, 1.535 agências bancárias foram desativadas. Não é notícia quente nem novidade. Nos últimos anos, foram 5 mil agências, uma tendência natural com a evolução da tecnologia, a reconfiguração arquitetônica no atendimento presencial e, sobretudo, a inviabilidade econômica no atendimento do público de baixa renda. As agências bancárias têm custos fixos elevadíssimos […]