Sem categoria
  • Ícone de calendário Atualizado em 23 de agosto, 2012
  • Ícone de tempo de leitura 2 minutos de leitura

Veja o perfil dos correspondentes de crédito no Brasil









Reproduzimos abaixo a entrevista concedida por nosso Vice Presidente Marciano Testa para o site Infomoney, traçando o perfil dos Promotores Certificados.


http://www.infomoney.com.br/carreira/emprego/noticia/2533722/Veja-perfil-dos-correspondentes-credito-Brasil


 


Veja o perfil dos correspondentes de crédito no Brasil


Segundo dados do Banco Central, hoje existem mais de 160 mil correspondentes no País e mais de 180 mil postos de atendimentos


Por Luiza Belloni Veronesi


|11h49 | 22-08-2012




SÃO PAULO – A ampliação e a democratização do crédito em território nacional fez aumentar significativamente o número de profissonais que fazem o elo entre o consumidor e a instituição financeira. Segundo dados do Banco Central, hoje existem mais de 160 mil correspondentes no País e mais de 180 mil postos de atendimentos mantidos por este tipo de profissional. No entanto, não há dados que traçam seu perfil.


A ANEPS (Associação Nacional das Empresas Promotoras de Crédito e Correspondentes), em parceria com o Instituto Totum, está fazendo um processo de certificação dos correspondentes e, com base nos dados já coletados, a associação descreveu o perfil dos primeiros cinco mil promotores de correspondentes certificados.



Perfil
O levantamento mostra que 71% dos promotores são do sexo feminino e apenas 29% do masculino. “Os dados refletem a realidade de mercado. As mulheres realmente conseguem prestar ao cliente um atendimento diferenciado”, analisa o vice-presidente da ANEPS, Marciano Testa.


Já sobre o nível de escolaridade, quase metade destes profissionais tem ensino Médio completo e 36% possuem nível Superior. Apenas 7% têm Superior incompleto, 3% não terminaram o nível Médio e 5% possuem apenas o ensino Fundamental.


Segundo Testa, a pesquisa confirma o esforço dos correspondentes na busca por melhor qualificação dos profissionais no momento da contratação. “O grande desafio é criar condições para o desenvolvimento e a retenção dos profissionais por meio de políticas internas de benefícios e planos consistentes de carreira”, enfatiza.


O próprio processo de certificação da ANEPS caminha neste sentido. “Além de regulamentar a profissão, a certificação representa uma evolução para a categoria por elevar a qualificação do profissional, tornando operações financeiras mais seguras e transparentes para o consumidor”, afirma o diretor do Instituto Totum, Fernando Lopes.


Por faixa etária, a maior concentração registrada foi entre 25 e 30 anos, com 34% do total. Em seguida, aparecem os profissionais com 18 e 24 anos de idade, que correspondem a 29%, e entre 31 e 40 anos, 21%.


Para Testa, a atividade atrai muitos jovens no início de carreira pelos planos de inclusão no mercado de trabalho, como estagiários conveniados com instituições e pessoas participantes do “Primeiro Emprego”.


saulo.braine Autor

saulo.braine

Compartilhar com:
  • Ícone de calendário Atualizado em 23 de agosto, 2012
  • Ícone de tempo de leitura 2 minutos de leitura
Compartilhar com:

Conteúdos relacionados