Últimas
Notícias
Febraban afirma que Ministério da Previdência insiste em reduzir os juros do consignado
Fonte: Valor Econômico - 13/10/2023
13/10/2023 às 12h10A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e a Associação Brasileira de Bancos (ABBC) divulgaram nota criticado a redução no teto de juros do consignado para beneficiários do INSS, aprovada nesta quarta-feira (11) pelo Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) e que foi proposta pelo Ministério da Previdência.
Segundo as entidades, sem envolver a Fazenda, o ministério de Carlos Lupi “insiste em diminuir, de forma artificial e arbitrária", o teto de juros, sem levar em conta critérios técnicos e estrutura de custos.
Alegam tambem que, com essa postura, que não prestigia o diálogo e a análise técnica aprofundada de todas as variáveis que influenciam diretamente nos custos e nos riscos associados ao consignado do INSS, a Previdência acaba gerando consequências críticas para os aposentados, “que o ministro Lupi diz proteger”.
As representantes dos bancos alegam também que correspondentes bancários fecharam lojas e demitiram colaboradores diante da redução significativa (cerca de 40%) da remuneração que recebiam dos bancos. A nota afirma que esses correspondentes têm papel importante no atendimento dos cerca de 10 milhões de aposentados que não possuem conta bancária e recebem pelo cartão.
Ainda não é um associado da Aneps? Clique no link abaixo e conheça todos os benefícios que nós oferecemos para o seu negócio! Link: aneps.org.br/associe-se