Últimas
Notícias
Correspondente vence ação contra banco por desconto indevido de comissionamento
10/05/2022 às 12h05A Famacred, empresa que atua como correspondente bancário, venceu no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo ação de inexigibilidade de débito cumulada com indenização por danos materiais contra o banco CCB Brasil (China Construction Bank).
A Instituição financeira responsabilizou o correspondente bancário por duas operações de crédito fraudulentas, solicitadas por pessoas que se passaram por outros indivíduos, com documentos falsos. Os consumidores reais, inclusive, ingressaram com ações contra o CCB, em decorrência da fraude. No entanto, o banco descontou os valores das operações diretamente do comissionamento do correspondente, tornando a empresa responsável pelos empréstimos indevidos.
O TJSP, entretanto, reconheceu a tese da Famacred de que o objeto do negócio jurídico era única e exclusivamente a recepção e o encaminhamento de pedidos referentes às operações de crédito. Portanto, a aprovação do contrato de empréstimo é uma incumbência do banco.
“Não faz sentido a transferência do risco das operações ao correspondente, visto que cabe ao banco a avaliação do crédito e as medidas ordinárias de prevenção de fraude e, por via de consequência, a indenização por dano moral de algum verdadeiro consumidor lesado”, disse Vinicius Zwarg, advogado especializado em Direito das Relações de Consumo, que está à frente do caso.
Fonte: Economic News Brazil