Carregando...
Notícias
  • Ícone de calendário Atualizado em 14 de maio, 2025
  • Ícone de tempo de leitura 1 minuto de leitura

Bancos e INSS travam queda de braço que ameaça consignado para aposentado

O crédito consignado para aposentados enfrenta incertezas após suspeitas de fraudes e descontos não autorizados.

O INSS avalia sair da função de intermediador dos empréstimos, o que colocaria em risco o principal fator que garante os juros mais baixos: o desconto direto no benefício.

Caso isso ocorra, será necessário alterar a legislação e definir uma nova entidade responsável pela centralização das operações.

Apesar de bancos e governo defenderem a manutenção do consignado, há preocupação com o impacto das mudanças sobre os aposentados.

A Febraban propôs a criação de um grupo de trabalho para investigar as irregularidades e discutir soluções.

A pressão política também cresce, com a possibilidade de abertura de uma CPMI no Congresso para apurar as fraudes no sistema.

REDAÇÃO ANEPS Autor

REDAÇÃO ANEPS

  • Ícone de calendário Atualizado em 14 de maio, 2025
  • Ícone de tempo de leitura 1 minuto de leitura

Conteúdos relacionados