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Vendas no varejo mudam de direção e têm alta de 0,6% em outubro
16/12/2015 às 11h49
O volume de vendas no varejo aumentou 0,6% em outubro, na comparação com setembro, já descontados os efeitos sazonais, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado interrompe uma sequência de oito meses de taxas negativas seguidas. A expectativa das 17 consultorias e instituições financeiras consultadas pelo Valor Data era de recuo no período, de 1,2%.
O desempenho do antepenúltimo mês de 2015 foi puxado por cinco segmentos, entre oito, com destaques para hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (2%), tecidos, vestuário e calçados (1,9%) e artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (1,5%).
Na comparação com outubro de 2014, o volume de vendas do varejo diminuiu 5,6%. Neste confronto, a previsão era de queda de, em média, 8,5%. No ano, as vendas varejistas cederam 3,6%; em 12 meses, declinaram 2,7%, a perda mais intensa desde janeiro de 2004.
O IBGE mostrou ainda que a receita nominal do varejo subiu 1,2% entre setembro e outubro e aumentou 3,3% perante o antepenútimo mês de 2014. No ano, a receita nominal avançou 3,5% e, no acumulado de 12 meses, teve ampliação de 4,1%.
No caso do varejo ampliado, que inclui veículos e motos, partes e peças, e material de construção, o volume de vendas encolheu 0,1% na passagem de setembro para outubro e declinou 11,8% perante outubro de 2014. Em 12 meses, houve queda de 6,8%. A receita nominal desse setor subiu 0,4% no confronto mensal, mas teve baixa de 4,3% no comparativo anual.
Em outubro, ante o mês anterior, as vendas de veículos e motos, partes e peças cederam 0,9% e material de construção teve retração de 2,9%.
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