Últimas
Notícias
Serviço Bancário eleva lucro do varejo
12/03/2007 às 15h43
jornal DCI 12/03/2007 - Priscila De Cássia | |
Estabelecimentos comerciais têm incrementado as vendas em até 30% após se tornarem correspondentes bancários. Até o final de O mercado é atraente porque a cada transação efetuada, seja pagamento de boleto, conta de energia elétrica, de telefone ou de água, a empresa ganha até 15 centavos de real. Já os valores recebidos em função das cargas de celulares variam. Em média, para cada recarga no valor de R$ 30, o varejista recebe 0,50 centavos e a cada R$ 50 gastos em recarga ele ganha 0,80 centavos. Para os bancos é também um bom negócio, já que não precisam criar agências em locais de pouca rentabilidade e com problemas de segurança. A possibilidade de altos lucros e a garantia de aumento no número de pessoas na loja chamou a atenção de grandes redes como Pão de Açúcar, Pernambucanas, Riachuelo e C&A. Os pequenos e médios empreendimentos também buscam o incremento de receita por meio deste serviço. De olho neste mercado, a rede de farmácias Extrafarma tem todos os seus 124 pontos, distribuídos pelo Norte e Nordeste, trabalhando como correspondente bancário. Juntas, as lojas fazem em média 260 mil transações por mês. “Além do percentual que recebemos por cada transação, as unidades situadas em regiões suburbanas, com pouco acesso às redes bancárias, tiveram um aumento considerável no fluxo de pessoas”, disse o diretor financeiro, Nelson Beckman. Esse crescimento resultou no aumento de 15% nas vendas da farmácia. Até o final deste ano, a empresa estima inaugurar 25 novos pontos. A Biofarma, no interior de São Paulo, e a Unifarma, A Lukas, empresa especializada na venda de materiais para construção, situada Parceria A parceria de correspondente bancário é feita entre um banco e um varejista. Para fechar contrato, alguns bancos fazem exigências, como no caso do Lemon Bank, que exige que os estabelecimentos tenham um faturamento mínimo e estejam em funcionamento há pelo menos seis meses. Depois, o banco investe em treinamento dos funcionários e marketing. Nos locais podem ser pagos conta de água, energia, telefone e recarga de celular. |