Últimas
Notícias
Saque-Aniversário| Marinho afirma que mudança ‘está mais lenta do que gostaria’
Fonte: Estadão - 10/10/2023
10/10/2023 às 17h30A proposta do ministro do Trabalho, Luiz Marinho, para mudar o saque-aniversário do FGTS, permitindo que trabalhadores acessem o saldo em caso de demissão, está em ritmo lento no governo, segundo admitiu o próprio ministro nesta segunda-feira (9).
A ideia de Marinho era que a proposta fosse apresentada ao Congresso em agosto, mas o assunto ainda está em avaliação na Casa Civil. Como mostrou o Estadão, uma outra ala do governo está preocupada com os efeitos da mudança sobre o FGTS e uma eventual perda de capacidade de bancar investimentos, como o PAC.
Marinho disse estar sendo cobrado por trabalhadores nas redes sociais para que possam acessar os recursos. Pela proposta do Ministério do Trabalho, os trabalhadores que tinham optado pelo saque-aniversário e foram demitidos durante a vigência da lei (aprovada em 2020) poderiam acessar o saldo de maneira retroativa. Essa é a parte mais sensível da atual negociação dentro do governo, uma vez que o impacto pode superar R$ 70 bilhões, segundo previsões iniciais.
Ainda não é um associado da Aneps? Clique no link abaixo e conheça todos os benefícios que nós oferecemos para o seu negócio! Link: aneps.org.br/associe-se