Economia // Certificado
Processo de certificação para promotor de correspondente abre inscrições no Recife
Publicado em 04.06.2012, às 18h10
Do NE10
Todo profissional que atua como promotor de correspondente no Brasil precisam obter uma certificação para trabalhar no mercado. O profissional atua como uma ponte entre o cliente e a instituição bancária e pode trabalhar em quatro áreas: certificação completa, crédito imobiliário, véiculos e CDC e crédito consignado. Conforme a Resolução 3.954/11 do Banco Central, a medida é obrigatória e possui o intuito de regulamentar e qualificar a atuação desses profissionais, tornando a operação de crédito mais segura para o consumidor.
De acordo com a Associação Nacional das Empresas Promotoras de Crédito e Correspondentes no País (ANEPS), o país contabiliza o número mínimo de 5 mil promotores certificados, já que, somente em Pernambuco, segundo dados do Banco Central, existem 5.689 promotores de correspondentes que precisam obter a carteirinha.
As provas para obter a Certificação da ANEPS estão acontecendo em todo o País e no Recife não seria diferente. As inscrições para realização das provas podem ser feitas pelo site www.aneps.org.br.
CERTIFICAÇÃO PROFISSIONAL - Para realizar as provas e obter a certificação, o candidato precisa comprovar formação escolar (4ª série ou, hoje, 5º ano do ensino fundamental) e aceitar o Código de Ética e Conduta da ANEPS. Para a certificação completa o custo é de R$ 220,00 e para cada modalidade é de R$ 165,00. A ANEPS é responsável pela certificação, governança de todo o processo e é a única entidade do mercado a emitir a Carteira de Certificação Profissional do Promotor de Correspondente e as provas estão a cargo do Instituto Totum responsável pela gestão das inscrições, agendamentos e aplicação dos exames. |