Últimas
Notícias
Pontos e pedágios, aposentadoria do INSS passa por mudança nos cálculos
Fonte: FDR - 10/03/2023 às 12h03Quem ainda não conseguiu a tão sonhada aposentadoria segue sentindo os reflexos da Reforma da Previdência aprovada há quatro anos. As regras de transição mudam a cada ano. Isso significa que as regras para dar entrada no pedido em 2022 já não são as mesmas deste ano de 2023.
O sistema de transição tem como objetivo beneficiar aqueles que contribuem para o INSS, mas que ainda não alcançaram os requisitos de aposentadoria antes da reforma.
Dessa forma, eles terão acesso ao que é chamado de um “meio-termo”. Cumprindo com novas regras para conseguir se aposentar, mas contando com condições especiais. São pelo menos quatro tipos de transição: por pontos, por idade progressiva, por pedágio de 50% e por pedágio de 100%.
Para quem já havia cumprido com os requisitos que dão acesso a aposentadoria do INSS em 2022, mas ainda não fizeram o pedido, valem as regras do último ano. Eles ganham o que é chamado de direito adquirido e podem fazer a solicitação em 2023 mesmo que tenham cumprido com as regras no último ano.
Você pode consultar o cálculo de aposentadoria acessando o portal meu.inss.gov.br