Últimas
Notícias
Pix começa a operar de forma integral a partir de 16 de novembro
Novo sistema de pagamentos deve trazer mudanças para compras à vista
05/11/2020 às 01h11O Pix começou a operar de forma restrita na última terça-feira, dia 3 de novembro, com limite por volume e horários. A partir do dia 16, o novo sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central passa a funcionar de forma plena, 24 horas por dia e todos os dias do ano. Para os comerciantes, o Pix deve trazer mudanças nas compras à vista, substituindo os cartões de débito e o dinheiro em espécie pelo QR Code.
Os estabelecimentos estão se adaptando aos poucos à novidade e a expectativa é que o novo método de pagamentos ganhe espaço, pela praticidade e rapidez para concluir a transação financeira em apenas 10 segundos. O Pix também será um bom negócio para o varejo e o e-commerce.
Além disso, os custos operacionais devem diminuir e o fluxo de caixa vai ficar mais ágil. Para se ter uma ideia, de acordo com o Banco Central, a transferência de crédito é a forma de pagamento que mais movimentou dinheiro no varejo em 2019, com R$ 11,865 milhões.
Para Caroline Nogueira, sócia de um restaurante self-service no Itaim Bibi, a utilização do Pix será uma vantagem para o estabelecimento, pois acaba diminuindo as taxas da maquininha e melhora o controle do dinheiro que recebe.
Saiba mais