Últimas
Notícias
Peritos médicos do INSS fazem greve por melhores condições de trabalho; atendimentos serão afetados
Fonte: Folha de S. Paulo - 31/01/2022 às 03h0125 mil perícias agendadas no INSS serão afetadas, por conta da paralisação dos peritos médicos, marcada para esta segunda-feira (31), segundo a Associação Nacional dos Peritos Médicos Federais (ANMP), que organiza a mobilização. Os 25 mil atendimentos que serão afetados representam 5% das 500 mil perícias realizadas mensalmente pelo órgão.
A categoria reivindica recomposição salarial e melhores condições de trabalho, como fixação do número máximo de 12 atendimentos presenciais diários, direito à folga em feriados, distribuição igualitária de agendamentos entre os peritos dos turnos da manhã e tarde, além de recessos sem atendimentos e o fim de grandes espaços de tempo sem atendimentos.
A paralisação acontece após o anúncio de corte de R$998 milhões nas despesas do INSS previstas no Orçamento. O valor representa 41% da verba de R$ 1,4 bilhão inicialmente prevista para o órgão.
Os segurados que marcaram seus agendamentos previamente, deverão procurar o INSS para reagendamento da perícia. As consultas não realizadas serão remarcadas, conforme a disponibilidade de cada agência do INSS.
As perícias médicas são exigidas pelo órgão para concessão ou prorrogação de benefícios previdenciários, como a aposentadoria por invalidez e o auxílio-doença. Também são realizadas para liberar o empregado para a volta ao trabalho.
Fonte: Folha de S. Paulo