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Operadoras e bancos investem em opções próprias
30/09/2015 às 11h07Com o maior leque de ofertas e o avanço na penetração dos meios de pagamento em substituição ao papel moeda e aos cheques, tanto entre usuários, de um lado, quanto junto a pequenos lojistas, de outro, operadoras de telefonia e bancos passaram a criar novos produtos para atender o movimento. Entre as operadoras de telecom, quem está à frente do mercado é a Zuum, jointventure entre a Mastercard e a Telefonica, criada em junho de 2012, para desenvolver soluções para pagamento móvel por meio de conta corrente no celular, que possibilita realizar pagamentos de contas e transferências de dinheiro por meio de smartphones e o uso de cartão pré-pago com bandeira Mastercard para compras e saques. "A plataforma atende 80% das transações que o público mais emprega e simplifica o uso pelo público desbancarizado", afirma o diretor de marketing Eduardo Abreu. Uma das vantagens, segundo ele, é que a solução permite a inclusão do público informal seja ele um pequeno comerciante, como um vendedor de hotdog, ou um profissional liberal, como taxistas ou faxineiras. Ele conta que em Sergipe, por exemplo, é grande o uso por motoristas de táxi. "A transferência entre contas é forte por lá", destaca. Também está crescendo o uso para folha de pagamento, principalmente para funcionários com faixa salarial de até R$ 1 mil, muitas vezes não atendida pelo segmento bancário. Outra questão é que como as adquirentes de cartões de crédito geralmente exigem uso de contas correntes para permitir o pagamento, o uso do Zuum pode funcionar como alternativa. "Estamos conversando com adquirentes para o Zuum ser uma opção", diz Abreu. Desde o fim do ano passado, o serviço atende a qualquer operadora e não é mais exclusivo da Vivo, embora ainda seja sua maior base. Hoje, são cerca de 450 mil usuários, com crescimento de 25% a 30% no volume de transações a cada mês. A aquisição do cartão vale R$ 14,90 assinantes Vivo recebem o dobro do valor em crédito no celular e cada saque custa R$ 2,90. As demais transações custam R$ 0,99, mas até o fim do ano não serão cobradas. O foco atual, de acordo com Abreu, é criar novas funcionalidades, como recarga de bilhete de transporte já empregada em Cuiabá (MT) e recebimento de dinheiro como se fosse compra pelo aparelho. "Antes só era possível o envio. Agora, a operação de cobrança poderá ser iniciada também pelo celular", diz o executivo. Basta colocar o número do celular e valor, que o clinete recebe uma mensagem e autoriza o débito da conta por meio de senha. Já a Tim se uniu à Caixa para apresentar em março, em parceria com a Mastercard, o Tim Multibank Caixa, conta pré-paga no celular que permite aos clientes da operadora fazer pagamento de contas, transferências de dinheiro e recarga usando o próprio aparelho, além de realizar compras com um cartão Mastercard, descreve o superintendente nacional de estratégia de micro e pequeno empreendedorismo da Caixa, Samuel Crespi. "Inicialmente, o produto está disponível em Curitiba (PR), Natal (RN) e Uberlandia (MG)", detalha. A partir de outubro o piloto será expandido para outros Estados. "A meta é chegar ao final do ano com mais de 200 mil usuários", destaca. Para os pequenos varejistas, um dos destaques é a Caixa Crescer, com máquinas de cartão de crédito e débito sem mensalidade e com recebimento no dia seguinte, no caso de débito, ou em 30 dias, no caso de crédito. Recentemente, a Caixa lançou também o MasterPass, em parceria com a Mastercard, serviço digital que permite aos consumidores usarem as principais bandeiras de cartão de crédito, débito ou pré-pago para compras com um clique. O Banco do Brasil também está investindo em estratégias de credenciamento de pequenas e médias empresas, com destaque para profissionais liberais e microempreendedores individuais. "As vendas crescem em média 20% quando o empresário passa a aceitar cartão", afirma o vice-presidente de negócios de varejo, Raul Moreira. Um dos diferenciais do banco neste sentido é a conexão da movimentação financeira do empreendedor por cartões com sua conta corrente. O serviço foi lançado este ano e já permite visualizar no extrato da conta corrente toda a agenda financeira decorrente da movimentação por cartões. "Além de poder receber pagamentos parcelados, ele consegue fazer programação futura do recebimento, com antecipação de recebíveis e conciliação das vendas", ressalta Moreira. Outra novidade que está deslanchando é o aplicativo para pagamentos, em parceria com a Cielo só na base do banco, foram 150 mil downloads. O app permite receber pagamentos por celular, por meio de uma leitora de chips. Além disso, o banco comemora um ano de lançamento do Ourocarde, cartão virtual instalado em smartphones para compras em sites de comércio eletrônico, um "espelho" do cartão principal do cliente gerado de forma virtual, com o lançamento da versão empresarial.
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