Últimas
Notícias
Novo presidente pretende fazer mudança ‘estrutural’ no INSS
Fonte: Valor - 28/07/2023
28/07/2023 às 12h07O novo presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Alessandro Stefanutto, assumiu a autarquia neste mês com a missão de acabar com a chamada fila de quase 1,8 milhão de pedidos que aguardam análise, ou seja, fazer com que todos os requerimentos, ao todo 800 mil, sejam analisados dentro do prazo legal de 45 dias. Para isso, o governo e o INSS já lançaram o programa de pagamento de bônus aos servidores.
Mas, além desse desafio de curto prazo - que espera estar resolvido até dezembro, Stefanutto pretende fazer mudanças estruturais no INSS, de forma a impedir que a fila volte a se formar nos próximos anos.
Em entrevista exclusiva ao Valor, Stefanutto contou que aposta em duas frentes para resolver de forma estrutural a questão da fila do INSS: aumentar a automação na análise dos processos (hoje em 30% e ele quer chegar a 50% até 2026) e reforçar o quadro efetivo, com mais 3 mil novos servidores (1 mil já foram nomeados em junho e ele deseja chamar mais 2 mil, decisão que depende do governo).
Até o fim do mandato do governo Lula, o presidente do INSS quer que benefícios mais simples de serem concedidos, como salário-maternidade, saiam automaticamente, sem a pessoa precisar buscar o INSS. Para outros benefícios, como BPC (Benefício de Prestação Continuada) e auxílio incapacidade, a meta é que sejam atendidos em até 30 dias.