Últimas
Notícias
Na TV, Lula defende mais crédito em vez de CPMF para economia avançar
06/11/2015 às 10h25
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou na noite desta quinta-feira que defende a concessão de crédito como forma de retomar o crescimento da economia brasileira, em vez de fazê-lo por meio da criação de impostos, no caso, a volta da CPMF.
Em entrevista ao SBT, Lula disse que crédito e impostos são as duas formas para se tirar o Brasil da recessão, e que ele escolheria o crédito como o caminho para isso. Segundo ele, o crédito consignado e a concessão de financiamentos a Estados e municípios são as melhores formas, “desde que os Estados e municípios estejam em condições de se endividar”.
Lula apontou que a administração da presidente Dilma Rousseff cometeu dois erros: não ter permitido o aumento dos combustíveis em 2012 e ter feito desoneração de impostos para as empresas além do que deveria. Segundo seus números, o governo concedeu R$ 340 bilhões em renúncia de impostos em favor das empresas brasileiras no governo Dilma. “Talvez esse número tenha sido grande demais”, disse ele.
Lula afirmou ainda que o governo Dilma precisa priorizar o crescimento da economia. Para ele, Dilma “tem de colocar a roda gigante para girar”.
O ex-presidente também disse que o Brasil “não pode levar mais três anos de mandato de Dilma nesse clima de pessimismo injustificado” e colocou-se como possível candidato nas eleições presidenciais de 2018 “se for preciso” e “se for para defender o projeto de tirar as pessoas da pobreza”.
|
|