Últimas
Notícias
Mesmo com digitalização, correspondente assume papel importante no atendimento em locais onde não há agências bancárias
25/02/2022 às 12h02De acordo com levantamento do Banco Central, 43,4% (2.427) das cidades brasileiras não possuem agências bancárias. O movimento de fechamento das unidades vem crescendo desde 2016 e se intensificou na pandemia. Isso porque os clientes passaram a usar mais os canais remotos dos bancos, devido à praticidade.
No entanto, existe uma parcela da população que ainda prefere o atendimento convencional, pois não tem acesso a esses recursos tecnológicos ou tem dificuldades para utilizar os aplicativos dos bancos. É nesse cenário que entram os correspondentes bancários que, com a diminuição do número de unidades bancárias, serão vistos como a agência bancária do futuro.
Em locais onde não há pontos de atendimento, os clientes precisam recorrer às cidades vizinhas. Além disso, a oferta de serviços por correspondentes bancários foi a solução encontrada para evitar que muitos brasileiros não fiquem sem atendimento.
Os correspondentes bancários estão presentes em 5.570 cidades segundo levantamento feito pelo Banco Central. Os corbans movimentaram cerca de 100 bilhões de reais em crédito no ano de 2021, o que representa 40% do mercado.
Fonte: Terra