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Mercado de cartões deve faturar R$ 14 bi em janeiro
24/01/2007 às 10h19
portal Partner Report 18/01/2007 | |
A indústria brasileira de cartões de crédito deve faturar R$ 14 bilhões em janeiro, o que representa um avanço de 16,6% em relação ao mesmo período do ano passado. O estudo ‘Indicadores do Mercado de Meios Eletrônicos de Pagamento’, realizado mensalmente pelo Banco Itaú, aponta ainda que o número de plásticos Segundo Fernando Chacon, diretor de Marketing de cartões do banco, “a constante busca por soluções inovadoras e a perspectiva de aumento da massa salarial com os programas de transferência de renda devem contribuir para aumentar o poder de consumo do brasileiro e conseqüentemente o crescimento do setor de cartões de crédito”. Em 2006, o setor movimentou R$ 156,9 bilhões, aumento de 23% sobre o faturamento do ano anterior. Para este ano, a estimativa é de um crescimento próximo a 20%, totalizando R$ 190 bilhões. A pesquisa destaca o segmento de turismo e entretenimento como um dos principais propulsores do uso do cartão de crédito. Nesta área, as compras efetuadas somaram R$ 15,3 bilhões no ano passado, o que representa 9,8% de todo volume de pagamentos realizado com os plásticos, com ticket médio de R$ A maior participação do consumo nesse segmento, em 2006, ocorreu em janeiro. O volume transacionado no período foi de R$ 1,4 bilhão, representando 12% do total movimentado. O ticket médio de R$ 141 ficou atrás apenas do valor registrado No que se refere a dados regionais, o Sul e do Sudeste do País apresentam os maiores valores médios em compras na área de turismo e entretenimento - R$ 114 e R$ 150, respectivamente. Na seqüência, a região Norte, com valor médio de R$ 109, região Centro-Oeste com ticket médio de R$ 90 e Nordeste com R$ 76. Em volume transacionado, a região Sudeste se destaca das demais e responde pelo maior faturamento no Brasil, R$ 11,4 bilhões, o que significa participação de 74% de todo o volume de compras. Dentro do universo dos consumidores, o cartão de crédito é a segunda moeda mais utilizada no consumo de turismo e entretenimento, atrás apenas do dinheiro Entre os outros segmentos, os mercados de passagens aéreas e hospedagem/ hotelaria, o meio eletrônico foi o principal instrumento de consumo entre os portadores em 2006, representando 59% e 50% dos pagamentos, respectivamente. Em seguida, aparecem os bares, restaurantes e lanchonetes com 33% e cinemas, teatros e shows, com 22%. “O cartão de crédito é o segundo passaporte. Numa viagem, portar um cartão de crédito representa segurança e comodidade, evitando que se viaje com dinheiro e a troca de moeda, no caso de viagens internacionais. No entanto, para se beneficiar das vantagens da utilização o cartão é preciso saber usá-lo com muito critério e sem abusos”, conclui Chacon. |