Últimas
Notícias
Instituições financeiras reclamam e pedem tratamento igual às fintechs durante a Ciab 2021
Para lideranças do setor bancário, as empresas de tecnologia se beneficiam de regulação mais favorável, com menos obrigações e carga tributária menor
Fonte: O Estado de S. Paulo - 23/06/2021 às 10h06Durante a realização do Ciab Febraban 2021, um dos eventos mais tradicionais do setor bancário que começou ontem, o que chamou a atenção foram as reclamações por parte das instituições financeiras junto à Febraban para que haja um tratamento equiparado com as empresas que entraram recentemente no sistema financeiro, as chamadas fintechs.
Essas novas empresas são classificadas como instituições de pagamentos (IP). Na prática, elas contam com tratamento diferenciado, pois têm uma carga tributária menos pesada e não necessitam cumprir obrigações de ordem operacional que é exigida aos bancos. Exemplo disso é o recolhimento compulsório de depósitos.
"Existe uma assimetria regulatória a ser cuidada. Há bancos disfarçados de IP ou de startup", disse o presidente do Banco do Brasil (BB), Fausto Ribeiro. O executivo adotou um tom mais enfático sobre o tema no painel de abertura do evento que reuniu os seis presidentes dos maiores bancos tradicionais. Neste ano, o encontro foi realizado em formato semipresencial por causa da pandemia.