Últimas
Notícias
INSS irá permitir validação de crédito consignado online
Fonte: Mix Vale - 06/01/2022 às 01h01O Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) irá permitir a assinatura eletrônica para validação de crédito consignado. O objetivo do programa é prevenir fraudes nas operações de empréstimo dessa modalidade. Para colocar o plano em prática, foi assinado um protocolo de intenções entre o INSS e o Instituto de Registro de Títulos e Documentos e de Pessoas Jurídicas do Brasil (IRTDPJ-Brasil).
Segundo a autarquia, a medida vai valer apenas para crédito consignado realizado de maneira digital, por meio de dispositivos eletrônicos (celular, computador, tablet). Quando o empréstimo for contratado dentro de agências bancárias, não haverá a necessidade de utilizar a assinatura eletrônica.
A ideia é que o processo digital verifique se o CPF declarado possui indicativo de óbito - uma das fraudes mais comuns contra aposentados e pensionistas. Na prática, o link gerado pelo sistema do IRTDPJ será direcionado para o titular do CPF informado. Assim, caso outra pessoa acesse o link para fazer a biometria, o sistema acusará incompatibilidade.
O período de teste será de 120 dias. A previsão do INSS é de que 2,1 milhões de assinaturas eletrônicas sejam registradas mensalmente. O projeto piloto também prevê a disponibilização dos contratos de cada operação, via assinatura eletrônica, avançada do IRTDPJ, no aplicativo Meu INSS.
Fonte: Mix Vale