Últimas
Notícias
INSS| Bancos propõem congelar teto dos juros no consignado
Fonte: O Globo - 10/10/2023
10/10/2023 às 17h00Lideradas pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as instituições financeiras querem que o limite atual seja congelado até a próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, que decide a Selic (taxa de juros básica da economia), hoje em 12,75% ao ano. A próxima reunião do Copom está marcada para 31 de outubro. Vale ressaltar que o ministro da Previdência, Carlos Lupi, quer reduzir a taxa de 1,91% ao mês para 1,84%.
O novo teto do consignado do INSS vai a votação no Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) amanhã. A proposta da Febraban foi apresentada ao grupo de trabalho que trata do assunto nesta segunda-feira. Segundo auxiliares do ministro, Lupi vai insistir na taxa de 1,84% ao mês, alegando que a Selic baixou para 12,75% ao mês, na última reunião do Copom, em 20 de setembro.
Os bancos argumentam que o teto de juros do consignado do INSS já está no limite porque, apesar da queda na Selic, o custo de captação subiu por conta da volatilidade do mercado. A proposta defendida pela Febraban prevê que ajustes no teto do consignado variem de acordo com a curva de juros futuros. O setor afirma que a medida vai resultar em maior restrição à modalidade de crédito a população vulnerável.
Ainda não é um associado da Aneps? Clique no link abaixo e conheça todos os benefícios que nós oferecemos para o seu negócio! Link: aneps.org.br/associe-se