Últimas
Notícias
Inadimplência deve seguir em alta, mas bancos não veem crise de crédito
Fonte: Folha de SP - 27/02/2023 às 01h02Os dados de créditos acumulados deste início de 2023 mostram uma queda nas concessões e piora na inadimplência, entretanto, os números ainda são distantes dos períodos mais críticos vividos nas últimas décadas.
De acordo com os dados preliminares da Federação Brasileira de Bancos - Febraban, a carteira de crédito do sistema bancário deve encolher 0,8% em janeiro, interrompendo uma sequência de 11 meses de crescimento, movimento visto como sazonal pela instituição.
Já para as empresas, é esperada uma retração de 3,3%, pior resultado na série iniciada em 2018 para o mês. Para pessoas físicas, o crescimento de 0,9% é praticamente o mesmo resultado de 2022.
A expectativa do setor é que a inadimplência da carteira de crédito livre, que exclui empréstimos imobiliários, crédito rural e do BNDES (banco estatal de desenvolvimento), passe dos atuais 4,2% para 4,7%.
Para o economista-chefe da Serasa Experian, Luiz Rabi, este é um momento de aumento da inadimplência e da insolvência, mas é pouco provável que isso se transforme em uma crise de crédito.