Últimas
Notícias
Governo quer redução no teto dos juros do crédito consignado
Fonte: Valor Econômico - 04/08/2023
04/08/2023 às 12h08O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, quer aproveitar a redução da Selic e a sinalização dada pelo Copom do Banco Central para voltar a discutir o teto dos juros cobrados nos empréstimos consignados para aposentados e pensionistas do INSS. Atualmente, o teto é de 1,97% ao mês para os empréstimos feitos com desconto em folha. O ministro defende uma redução dessa taxa. No início do ano, o governo chegou a estabelecer um teto de 1,70%, mas teve que voltar atrás a pedido dos bancos.
Lupi afirmou nesta quinta-feira que quer voltar a estudar o tema, diante do fato de o Copom ter reduzido a taxa Selic em 0,5 ponto percentual e ter sinalizado cortes na mesma magnitude para as próximas reuniões.
Ele se referiu aos bancos públicos. A Caixa, que já estava cobrando 1,74% ao mês antes da queda da Selic, anunciou que a partir de quinta-feira passou a cobrar 1,70% ao mês. Já as taxas do consignado do INSS no Banco do Brasil foram ajustadas de 1,81% para 1,77% ao mês, na faixa mínima, e de 1,95% para 1,89% ao mês, no patamar máximo.
Lupi ressalta que uma nova redução do teto dos juros ainda precisa ser estudada, mas que isso será feito nas próximas semanas pelo ministério e que ele pretende trazer o tema ainda neste mês ao Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS), responsável por fixar a alíquota do teto que precisa ser seguida pelos bancos.
Ainda não é um associado da Aneps? Clique no link abaixo e conheça todos os benefícios que nós oferecemos para o seu negócio!
Link: aneps.org.br/associe-se