Últimas
Notícias
Golpes contra aposentados crescem 30% em 2017
Saiba como orientar seus clientes a não cair na fraude no crédito consignado
17/01/2018 às 03h01
Entra ano e sai ano e os aposentados continuam sendo vítimas de inúmeros golpes. O INSS divulgou os dados que apontam para uma alta no número de denúncias de 30% em 2017 em relação ao ano anterior. Ao todo, 1.222 denúncias de fraudes foram levadas até a Secretaria de Previdência Social no ano passado.
Entre os golpes mais frequentes estão as ligações telefônicas para informar que o aposentado tem uma quantia em dinheiro para receber. Pedem que a pessoa entre em contato com um outro telefone, coletam dados e solicitam o depósito antecipado de um valor para receber a quantia a que a pessoa tem direito. Nada é verdadeiro, mas infelizmente muitas pessoas caem nessa conversa.
Os correspondentes bancários, que lidam diariamente com pessoas idosas e aposentados, precisam ter paciência para explicar tudo bem detalhadamente na hora de oferecer um serviço ou um empréstimo. Idosos costumam se sentir mais inseguros na hora de tomar decisão, assinar documentos. Sem contar que têm até certa dificuldade em compreender as regras ou condições de um contrato. Tratar a todos com dignidade e respeito é fundamental. E também devemos alertar os aposentados para o risco de contratar empréstimos consignados com profissionais não certificadas.
Fique de olho, mantenha a sua Certificação ANEPS em dia e prepare o seu time de colaboradores para que todos levem as informações aos clientes com clareza, paciência, respeito e seriedade que o negócio pede. Com informação é que vamos ajudar as pessoas a não cairem em golpes.
Para ler a reportagem do UOL na íntegra, basta clicar aqui.