Últimas
Notícias
Fique atento: pensionistas do INSS podem sofrer descontos indevidos após mudança na reforma da Previdência
Benefício acumulado após a reforma da Previdência tem redutor e pode virar dívida a segurado
Fonte: Agora São Paulo - 20/01/2021 às 01h01A reforma da Previdência promoveu mudanças no cálculo de benefícios previdenciários. Também adicionou um redutor no de menor valor. Desde o dia 13 de novembro do ano passado, as pessoas que receberam o segundo benefício precisam ficar atentas aos demonstrativos de pagamento, via Meu INSS.
Após a mudança na Lei, o INSS está revisando o cálculo das pensões por morte e solicitando o estorno do valor que pagou a mais. Recentemente, o INSS iniciou o lançamento de um desconto com o código “377”, que obedece os parâmetros da margem consignável, de acordo com o redutor aplicado na acumulação. As informações são do advogado e consultor de previdência Rômulo Saraiva.
No entanto, de acordo Saraiva, não são todos os beneficiários que têm sofrido o desconto de forma equivocada. Para verificar se está recebendo a quantia correta, a pessoa precisa fazer o cálculo estabelecido pela reforma da Previdência. No demonstrativo de pagamento, é possível verificar os descontos e constatar se o valor descontado não está maior que o realmente devido.
Saiba mais