Últimas
Notícias
Febraban e ABBC promovem campanha sobre uso do cartão de crédito consignado
02/12/2020 às 04h12A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e a Associação Brasileira de Bancos (ABBC) lançaram uma campanha educativa para orientar a população sobre o uso do cartão de crédito consignado. A modalidade é diferente do empréstimo pessoal com desconto em folha de pagamento, mas ambos são destinados a aposentados e pensionistas do INSS, além de servidores públicos.
A diferença é que, no crédito consignado comum, as parcelas são debitadas diretamente do benefício do segurado ou do salário. Já no cartão de crédito consignado, o cliente possui um limite pré-aprovado com base no valor da renda. Parte do valor da fatura é descontado direto do contracheque, o restante é pago normalmente. A campanha mostra ao consumidor que o cartão serve para quitar dívidas mais altas ou para compra de bens. O objetivo é conscientizar os consumidores em relação ao risco de fraudes.
Segundo a Medida Provisória 1.006/2020, os aposentados e pensionistas do INSS só podem comprometer até 40% da renda com empréstimo consignado, sendo 35% para o empréstimo convencional e 5% são destinados ao cartão de crédito consignado. A MP é válida para contratos firmados até o dia 31 de dezembro de 2020.
Saiba mais