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Entrevista de Fernando Perrelli Diretor Executivo do Banco BMG e Presidente do Conselho de Adm. da help! Franchising.
Fonte: CORRESPONDA - 18/07/2016 às 09h07(Corresponda) Você já passou por instituições como Citibank, Lloyds Bank, Sudameris, Safra e BMC, Banco Bradesco Financiamentos, Intercorp Group. Recentemente atuou como executivo na Agiplan e agora como Diretor Executivo do Banco BMG e Presidente do Conselho de Adm. da help! Franchising.
São muitas as dúvidas dos empreendedores sobre qual melhor investimento no mercado crédito consignado, mas todos estão em busca de vantagens competitivas em relação ao concorrente.
Pergunta: Por que ser um franqueado?
(Fernando Perrelli) Em um sistema de franquias bem estruturado, com um franqueador sério e com histórico comprovado, os papéis e responsabilidades, bem como os direitos e obrigações descritos no COF e Contrato de franquia tendem a ser cumpridos integralmente, pois parte-se do pressuposto que trata-se de Franqueador com comprovada experiência e capacidade de entrega para aquilo que foi por ele vendido ao franqueado (produtos, serviços, suporte, retorno, etc.).
(Fernando Perrelli) Outro ponto importante é que enquanto o franqueado está voltado à execução, o franqueador está voltado ao estratégico, que vem a ser posicionamento mercadológico, novos produtos, estratégia de mkt, análise da concorrência e suporte ao franqueado.
(Fernando Perrelli) Os investimentos em marketing serão compartilhados com toda a rede, gerando um investimento bem inferior para o franqueado e uma abrangência muito maior, visto que os investimentos realizados são bastante altos, e os resultados positivos do mesmo impactam fortemente o franqueado, que paga apenas uma pequena fração do investimento.
(Fernando Perrelli) Como não há concorrência direta entre franqueados, pois suas áreas de atuação são delimitadas para evitar isso, há muita transferência de conhecimento entre unidades franqueadas, minimizando risco de perdas e maximizando resultados.
No ponto de vista da "Execução"
(Corresponda) No mercado de crédito consignado sobram exemplos de organizações de alto potencial liberado por executivos inteligentes que fracassaram porque falharam na implantação da estratégia.
Pergunta: O franqueado vai direto para execução orientada por especialistas ou ainda ficam expostos aos tropeços que fazem parte do processo de amadurecimento de qualquer implantação?
(Fernando Perrelli) Para auxiliar na gestão do ponto de venda, o franqueado help! conta com um inovador sistema de gestão comercial e operacional. Trata-se de uma plataforma integrada que utiliza o conceito da gestão pela informação, fornecendo variados indicadores sintéticos e analíticos do ponto de venda, permitindo ao franqueado ter uma visão geral e privilegiada do seu negócio. O sistema une e cruza dados de diversas áreas, tais como finanças, contabilidade, recursos humanos, marketing, vendas, entre outros, oferecendo dashboards e relatórios que permitem analisar a performance do negócio, auxiliando na elaboração de planos de ação e na correta tomada de decisões e, por consequência, aumento dos resultados. Antes de começar a operar, o franqueado passa por forte processo de capacitação, tanto para o empresário quanto para os funcionários da unidade franqueada.
No ponto de vista sobre "Pessoas"
(Corresponda) Sabemos que a ferramenta mais eficaz são as pessoas, que podem ser as de dentro da organização ou mesmo as que estão fora dela.
Pergunta: Em uma rede de franquias qual a importância das pessoas (principalmente do franqueado) no processo de implantação e execução do projeto?
(Fernando Perrelli) As pessoas são primordiais para o sucesso da franquia. Por isso que auxiliamos os franqueados no recrutamento e seleção dos candidatos que vão trabalhar na unidade franqueada. Além disso, criamos a Universidade help!, que treina e avalia continuamente todos os funcionários dos franqueados, que tem que adquirir determinada trilha de conhecimento, de acordo com o cargo/posição ocupada.
No ponto de vista sobre "Inovação".
(Corresponda) Implementar inovações é a chave de um novo produto, serviço ou modelo de negócio útil para solução de conflitos que emperram a execução.
Pergunta: É mais difícil inovar quando as condições são estabelecidas em contrato, entre franqueador e franqueado?
(Fernando Perrelli) No nosso caso, ocorre exatamente o contrário. Como o perfil dos nossos franqueados é de empreendedores com boa visão de gestão e processos e, operamos principalmente no mercado financeiro onde as coisas ocorrem de forma muito dinâmica, todos tem plena consciência da importância do processo contínuo de inovação para o sucesso do negócio e manutenção da competitividade.
Sobre as principais "Dores".
(Corresponda) Entre as dores vividas pelas promotoras de crédito, esta a falta de previsão sobre o cenário comercial a curto, médio e longo prazo.
Pergunta: O que um franqueado pode esperar sobre Produto, Tecnologia, Consultoria, Marca e Serviço?
(Fernando Perrelli) Para gerar controle e maior gestão para o franqueado, desenvolvemos um sistema integrado de comercialização e gestão econômico / financeira ( inclusive com ERP incluso ) que é um de nossos principais diferenciais, pois agrega a venda de produtos de diferentes empresas, prestadores de serviços e instituições financeiras, com indicadores de desempenho, gestor e conciliador de comissões e fluxo financeiro da loja, facilitando e agilizando toda a operação. Além disso, diferentemente da maioria das franquias, o modelo help! não requer estoques, que é um grande diferencial atualmente, visto que a gestão de estoques num momento de consumo retraído tem sido um desafio bem complicado para franqueados e comércio em geral”.
(Fernando Perrelli) Com relação a marca, a help! tem um agressivo planejamento de investimento em mídias regionais e nacional, que diferentemente da maioria das franquias, não é custeada pelo franqueado e sim pelo franqueador. Ao franqueado, cabe apenas investimento em mídias de guerrilha.
(Fernando Perrelli) Por fim, a help! pertence ao sólido Grupo BMG, que possui 85 anos de experiência no mercado financeiro, industrial e de serviços, sendo líder nacional nos segmentos de crédito consignado e cartão consignado. Além disso, a help! já começa grande com um investimento inicial de mais de R$ 30 milhões, e já está operando com 250 lojas, em 156 cidades, de 22 Estados brasileiros.
BNDES
(Corresponda) Sabemos que o BNDES tem apoiado diversos empreendedores que decidem investir em uma boa franquia.
Pergunta: Entre os seus franqueados, algum já recorreu ao BNDES?
(Fernando Perrelli) Não, ainda não temos franqueados que receberam recursos do BNDES para investir na franquia help!. Temos alguns que recorreram a linhas de financiamento da Caixa Econômica Federal, que se mostrou uma opção extremamente competitiva para quem deseja financiar seu investimento.
Dicas:
(Corresponda) Pode dar 03 dicas para os Correspondentes/Empreendedores que movimentam o mercado de crédito consignado?
(Fernando Perrelli)
1 - Os Correspondentes/Empreendedores precisam estar olhando sempre para frente, de forma a buscar enxergar as tendências deste mercado. No meu entendimento, o modelo tradicional de Correspondente tende a migrar para um modelo mais robusto, onde o produto deixa de ser o foco e o cliente passa a ser o foco. Portanto, é importante trabalhar o ponto de vende sob a ótica de loja de conveniência e possui uma cesta estruturada de produtos e serviços para atender de forma completa as necessidade e anseios dos clientes.
(Fernando Perrelli)
2 - Estarem alinhados e aliados a Instituições financeiras que tenham objetivos e pensamentos estratégicos semelhantes. Exemplo: O Banco BMG é um excelente parceiro para o Correspondente porque não tem vocação de rede de agência própria. Portanto, jamais será um concorrente direto do Correspondente, mas sempre um parceiro.
(Fernando Perrelli)
3 - Estarem ao lado de Instituições sólidas, mesmo que isso possa representar um comissionamento um pouco menor, mas com certeza garantirá a perpetuidade do seu negócio e parceria.
Obrigado!
Fernando Perrelli
Diretor Executivo do Banco BMG e Presidente do Conselho de Adm. da help! Franchising.
http://www.help.com.br/sejaumfranqueado/