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Empréstimos são mais utilizados para quitar dívida
Pedidos de financiamentos para pagar débitos, como fatura de cartão de crédito, atingem 41,6% no Brasil
Fonte: DCI - 25/05/2016 às 10h05São Paulo - Endividar-se para quitar outra dívida é o principal motivo de empréstimos em bancos e financeiras, de acordo com levantamento nacional feito pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).
Os empréstimos para pagamentos de dívidas, como faturas do cartão de crédito, as prestações de lojas ou outros empréstimos adquiridos atingiram 41,6% de 674 consumidores consultados em todas as regiões brasileiras.
Em segundo lugar aparecem o pagamento de contas básicas, como aluguel, condomínio, luz, telefone e escola (15,1%). A aquisição de eletrodomésticos (8,7%), a compra de móveis (7,5%) e a realização de viagens (5,5%).
Ainda segundo a pesquisa, atualmente 35,4% dos consumidores brasileiros algum tipo de empréstimo, sendo 31,3% com banco, 18% com financeira ou na modalidade consignado com 25,5%.
O levantamento também indicou que 21% dos consumidores com empréstimo pessoal com bancos admitem não ter observado as condições contratuais. Em caso de empréstimos com financeiras, sobe para 28%. Entre os que têm empréstimo consignado, a proporção é de 18,9%.
Endividamento
Ainda ontem, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) divulgou que o percentual de famílias endividadas recuou para 58,7% em maio. No mês passado, essa fatia era de 59,6%. Já em maio de 2015, os endividados eram 62 4% dos entrevistados. Para a instituição, a retração do consumo, observada nos últimos meses, e a redução da confiança do consumidor explicam o menor nível de endividamento.
Por outro lado, a pesquisa da CNC mostra piora nos indicadores de inadimplência. O número de famílias endividadas com contas em atraso aumentou de 23,2% em abril para 23,7% neste mês. Esse índice era bem menor em maio de 2015, com 21,1%, de acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic).