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Emissores de Cartão miram alta renda

23/02/2007 às 12h21

jornal DCI 23/02/2007 - Vanessa Correia 

Embora o mercado de cartões para alta renda tenha sido o primeiro a se desenvolver no Brasil, ainda há muito espaço para ser explorado. Bandeiras e emissores planejam o lançamento de plásticos e novos serviços para atrair cada vez mais esse público.

O ABN Amro Real, que possui apenas o cartão Platinum, da Visa, planeja o lançamento do Infinity — destinado a clientes que estão no topo da pirâmide —, também da Visa, além do cartão Black, da MasterCard no segundo semestre deste ano. A informação é de Maria Regina Botter, superintendente de Produtos/ Cartões da Instituição.

“Identificamos que temos clientes de alto poder aquisitivo que querem ter cartões de ambas as bandeiras. Dentre alguns motivos estão a opção de duas datas de pagamento, maior rede de aceitação e garantia de mais limite de crédito caso o portador efetue uma compra de alto valor em um dos cartões”, diz a executiva.

Em 2005, o ABN Amro Real possuía 50 mil clientes com o cartão Platinum, sendo que a base total de plásticos com a função crédito era de 2 milhões. No fechamento do ano passado, a base de cartões para alta renda havia dobrado ao atingir 100 mil clientes sendo que o banco registrou uma base total de 2,6 milhões de portadores de cartão.

O gasto médio anual da base de cartões de crédito do ABN Amro Real é de R$ 7,2 mil, enquanto que o tíquete médio anual dos clientes Platinum é de R$ 48 mil.

“Sentimos que há uma demanda crescente pelo produto, aliado a tendência de atender esse público de forma diferenciada”, conta Maria Regina. Entre os benefícios oferecidos pelo banco estão serviço de secretária e clipping de notícias em viagens ao exterior, entrega de presentes e flores em qualquer lugar do mundo, tratamento diferenciado em resorts, serviço de promotor de viagem pessoal, entre outros.

Para este ano, a instituição financeira espera avançar entre 30% e 40% apenas na base de clientes de alto poder aquisitivo. A superintendente de produtos/ cartões do banco explica que a força de vendas dos cartões Platinum e os futuros lançamentos são os clientes Van Gogh.

O Santander Banespa também está planejando lançar um cartão para o público de alta renda com previsões iniciais para março deste ano. O cartão Black, da MasterCard, também oferecerá benefícios aos portadores dos plásticos como uso irrestrito nas áreas VIP de aeroportos e prêmios conforme sua utilização.

Para Marcelo Noronha, diretor geral dos cartões da American Express (AmEx) e diretor do Bradesco também está otimista com o segmento. “Em função do alto consumo gerado pelo público de alta renda, há uma disputa natural dos emissores por esse nicho”, conta o executivo.

Segundo ele, o Bradesco detém o portfólio mais completo de cartões para alta renda, devido a aquisição da AmEx no ano passado. Os cartões Platinum, da AmEx, Infinity, da Visa e Black, da MasterCard compõem uma base de 200 mil cartões ou 1,5% da base total de cartões de crédito do Bradesco. Já em termo de faturamento, são responsáveis por 10% da movimentação, de um total de R$ 27 bilhões somados em 2006.

O gasto médio anual dos portadores dos cartões para alta renda do Bradesco é de R$ 20 mil enquanto que a base comum movimenta R$ 2 mil por ano.

Pesquisa interna do banco aponta que em 2007, o segmento de alta renda (com renda acima de R$ 4 mil) será responsável por 25% do faturamento do mercado de cartões, seguido pela média renda (com renda entre R$ 1 mil e R$ 4 mil), com 60% do faturamento e a baixa renda (com renda até R$ 800) ficará com uma fatia de 15% do faturamento do mercado.

Além da ampliação de serviços oferecidos a esse público, o Bradesco será novamente o patrocinador do Cirque du Solei, que virá ao Brasil no segundo semestre deste ano com novo espetáculo. Embora o executivo não confirme, os cartões da AmEx também terão uma cota de patrocínio.

Já o Banco do Brasil realizou uma substituição maciça da base de clientes nos últimos dois anos, oferecendo aos clientes que tinham cartão Gold, um plástico com as vantagens do Platinum.

“Após esse período de transição, podemos traçar nossas expectativas para este ano. Atualmente, temos 275 mil clientes Platinum e queremos que todos os nossos 600 mil clientes, classificados como alta renda, tenham um cartão, seja com bandeira Visa, seja com MasterCard”, confirma José de Mesquita Filho, diretor do segmento de alta renda do Banco do Brasil.

Os clientes portadores de cartões Platinum gastam, em média, R$ 15 mil anualmente. Já os 8 mil clientes private, que possuem cartões com bandeiras pretas — Black e Infinity — movimentam cerca de R$ 50 mil anuais.

“O Banco do Brasil possui em sua carteira 10 mil clientes considerados private, sendo que 8 mil possuem plásticos com a função crédito. Logo, percebemos que não há muito espaço para avançarmos com esse público”, destaca Mesquita.

A base total do Banco do Brasil — de 15 milhões a 20 milhões de clientes — gasta, em média, R$ 7 mil a R$ 8 mil com cartão.

Além dos tradicionais serviços, os portadores de cartões voltados à alta renda contam com benefícios exclusivos oferecidos pelo Banco do Brasil. A cada US$ 2,5 gasto no débito em conta, o cliente recebe 1 ponto no programa de relacionamento, assim como clientes possuem investimento contam com uma tabela de conversão de pontos.

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