Últimas
Notícias
É no crédito que se concentram as reivindicações do setor do agronegócio, diz especialista
Seminário reúne propostas para serem apresentadas no governo federal; evento termina nesta sexta
Fonte: CenárioMT - 07/03/2016 às 09h03Representantes dos mais diversos setores do agronegócio estão na Câmara até esta sexta-feira (4) para reunir as principais demandas a serem apresentadas ao governo federal para a elaboração do próximo Plano Safra.
O Plano Safra é o conjunto de ações que o Ministério da Agricultura lança todos os anos para dar suporte aos médios e grandes produtores rurais do país. Para a safra que está em vigor, a 2015/2016, por exemplo, o governo colocou quase R$ 190 bilhões à disposição dos agricultores para ações como modernizar o maquinário, plantar, colher e comercializar os produtos.
Palestrante do primeiro dia de debates, o consultor jurídico em agronegócios José Carlos Vaz disse que, mais do que dinheiro, é preciso fazer como que ele chegue facilmente e rapidamente aos agricultores. Segundo Vaz, é no crédito que se concentram as principais reivindicações do setor.
O presidente do Conselho Consultivo do Instituto Pensar Agropecuária, Ricardo Tomczyk, que organizou o evento, afirmou que é preciso a modernização e a alocação de recursos para a viabilização do seguro agrícola.
A Frente Parlamentar da Agropecuária, que reúne deputados e senadores, já se comprometeu a encaminhar as principais reivindicações que serão apresentadas durante o seminário para a ministra da Agricultura, Kátia Abreu. Deputados do grupo, como Luiz Carlos Heinze (PP-RS), defendem que o suporte do governo ao setor é fundamental em meio à crise econômica que atinge o país.
"O único setor que está dando certo no Brasil, o único setor que não está desempregando em massa, como serviços, comércio e indústria, é a agricultura, é o nosso segmento. Portanto, ele precisa ser prestigiado por parte do governo. Alguma coisa o governo tem que fazer", afirmou.
O secretário de política agrícola do Ministério da Agricultura, André Nassar, afirmou que vai considerar as sugestões apresentadas e que o seminário é "um momento privilegiado para montar o próximo Plano Safra de baixo para cima".
O evento que reúne as demandas do agronegócio continua nesta sexta-feira (4), no plenário 14 da Câmara dos Deputados.