Últimas
Notícias
Dólar opera em leve alta por atuação do Banco Central
As atenções dos agentes de mercado estão divididas entre o encaminhamento do processo de impeachment de Dilma Rousseff e o primeiro leilão de swap cambial reverso do Banco Central em três anos
Fonte: Terra - 22/03/2016 às 10h03A operação de até 20 mil swaps cambiais reversos, que equivalem a compra futura de até US$ 1 bilhão de contratos com vencimento em 1º de julho de 2016, será realizada entre 12h10 e 12h20 e o resultado será divulgado a partir das 12h30. Com o leilão, o BC tenta evitar a desvalorização acentuada do dólar.
Neste contexto, o dólar à vista tinha alta de 0,44%, cotado a R$ 3,6412.
“A decisão do Banco Central de voltar com o swap reverso, algo que não fazia há mais de três anos, tem o potencial de sustentar o dólar, pelo menos na abertura dos negócios. Isso porque o andamento da saída da presidente Dilma Rousseff está cada vez mais próximo e isso é tudo que o mercado quer”, diz Guilherme França Esquelbek, operador de câmbio da Correparti Corretora.
O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB), tentará realizar hoje a segunda das 10 sessões plenárias que a presidente Dilma Rousseff tem de prazo para apresentar sua defesa. A intenção da oposição é apresentar um parecer e levar o impeachment à votação na primeira quinzena de abril.
Do outro lado, o governo busca os 171 votos para evitar a aprovação do pedido. De acordo com reportagem do Valor Econômico, a avaliação do Planalto é que o perfil da comissão especial não é favorável e o foco deve ser na votação da Câmara.
Os ânimos em torno do impeachment estão cada dia mais acirrados, com o aumento do apoio da população. Segundo pesquisa do Datafolha, o apoio ao processo subiu de 60% em fevereiro para 68% em março.
Para conter a adesão ao processo de impeachment, Dilma Rousseff estuda lançar um novo pacote de estímulos à economia, segundo o jornal Folha de S.Paulo. Em conversa com interlocutores, Dilma teria afirmado que a intenção é a apresentar um conjunto de medidas para melhorar o ambiente de negócios e ampliar a circulação de crédito no mercado.