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Diretor Regional da ANEPS dá entrevista ao Corresponda
Conheça um pouco da mente empreendedora de Raniery Queiroz, da MTCRED, que assumiu o modelo de franquia para inovar e expandir seu negócio
Fonte: Corresponda - 23/02/2017 às 17h02Corresponda
Com oito anos de atuação, a MTCred nasceu em Cuiabá - MT e hoje atua em 15 estados com mais de 35 unidades.
Apenas uma empresa forte e inteligente atinge esses números, mesmo assim é preciso coragem para entrar no universo de franchising, afinal tem suas particularidades.
É compreensivo ver os investidores que não tem familiaridade com mercado de crédito, usam franquias como a MTCRED para entrar no mercado, certamente isso elimina várias etapas e oferece mais segurança ao investidor.
Entretanto também não é incomum ver empresários que já atuam no mercado de crédito, investindo em uma franquia como a MTCRED.
Pergunta: Para quem já opera no mercado de crédito, quais as vantagens de investir em uma franquia MTCRED?
Raniery Queiroz
Resposta: O crédito consignado é um mercado relativamente novo, e ainda passa por um processo de amadurecimento, diante disso, existem diversas lojas de crédito ativas hoje, que por falta de conhecimento, sistema e know how, são pouco rentáveis, algumas duram pouco tempo no mercado.
"O nosso Franqueado 001 já era correspondente, e com a entrada na Franquia MTCred ele dobrou a produção e triplicou o resultado de sua loja."
Então, mesmo para quem já está no mercado, nosso modelo de gestão é interessante.
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A MTCred é detentora da admiração de todo o mercado, acumula franqueados qualificados. Entretanto o candidato precisa passar por um processo seletivo até que se torne um franqueado da rede.
Pergunta: Qual perfil de empreendedor mais adequado para o produto e qual o papel do Franqueado?
Raniery Queiroz
Resposta: Temos três modelos de franquia, e cada um possui um perfil diferente:
- SMART: São franquias Home Based, e focam em pessoas com perfil comercial, que buscam uma renda de R$ 5 a R$ 10 mil mensais.
- LOJA: Exigem um investimento maior, e o perfil do Franqueado é além de comercial, também possuir conhecimento administrativo, pois terá que cuidar de outras questões no dia a dia da empresa. São para pessoas que buscam uma renda acima de R$ 10 mil/mês.
- MASTER: São Franqueados de expansão, que ficarão responsáveis por uma região específica. Esse tipo de Franquia exige um perfil mais sênior, umas vez que terá que desenvolver algumas funções da Franqueadora. É necessário um capital de investimento acima de R$ 250 mil, e seu retorno é mais demorado, uma vez que depende de desenvolver sua região. Necessário ter arrojo, ser comercial e conhecer bem a região onde ira atuar.
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A MTCRED tem parceiros em 15 estados, o processo de treinamento e capacitação é peça chave nessa operação. Considerando que você são Multimarcas e cada banco tem um roteiro e uma política local bem particular.
Pergunta: Na hora da execução da operação, a implantação é sem duvida um desafio sobre esses aspectos:
1. Como é a estrutura do treinamento inicial do franqueado? Quantos dias?
Raniery Queiroz: O Treinamento se divide em duas etapas, a primeira dura uma semana, e é feita na Matriz, onde são abordados todos os aspectos do funcionamento da loja e dos produtos ofertados, essa fase é somente para o Franqueado.
A Segunda etapa (somente LOJAS) é feita na loja do Franqueado, e tem duração de 5 dias, onde são treinados todos os funcionários da LOJA, sendo que nessa semana de treinamento, é feita a inauguração da UNIDADE.
Sempre com o acompanhamento de um consultor da Franqueadora.
2. Como é a escolha do melhor local para a abertura da unidade?
Raniery Queiroz: Acompanhamos e orientamos a escolha do ponto, balanceando localização e custo.
3. Qual o apoio sobre tecnologia, recursos humanos e BackOffice?
Raniery Queiroz: Fornecemos toda a tecnologia utilizada dentro de nossas unidades, e os valores já estão inclusos no Royaties. Temos o apoio de uma empresa que presta serviços na área de treinamento e RH, a qual fornece o perfil ideal para os colaboradores do Franqueado. Já no BackOffice, entendemos que nosso franqueado precisa focar seus esforços na VENDA, deixando para a Franqueadora o acompanhamento mais próximos das propostas digitadas.
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Nas franquias você oferece também a opção " Smart " (Home Office), essa é uma ótima oportunidade para quem esta no primeiro degrau.
Pergunta: Como foi a sacada de criar um produto Home Office e quais as principais diferenças em relação o perfil de franquia para "Lojista"?
"...criamos uma Mini-Franquia, para atender a demanda, e deu muito certo, tanto que após um ano, criamos a franquia SMART, e está sendo um sucesso."
Raniery Queiroz: A princípio descartamos todas as cidades com menos de 50 mil habitantes, por entender que esse seria o corte ideal para suportar uma LOJA. No entanto, com essa estratégia deixamos de atender mais da metade do municípios Brasileiros, e a sacada veio de uma exceção que abrimos para atender um corretor, que gostaria de ter nossa marca e nosso Know How, mas em sua cidade existia apenas 12 mil habitantes.
Então criamos uma Mini-Franquia, para atender a demanda, e deu muito certo, tanto que após um ano, criamos a franquia SMART, e está sendo um sucesso.
As diferenças principais entre elas é: Valor do Investimento, Estrutura de Atendimento e perfil do Franqueado, pois para a LOJA, além de comercial o franqueado precisa ter um perfil EMPRESARIAL.
Pode nos dar três dicas de sucesso?
" Trabalhar Muito: Desde o início, sempre trabalhamos muito, incansavelmente, ao menos 12 horas por dia."
"Conheça sua operação, esteja envolvido no dia-a-dia de seu negócio, principalmente quando falamos de Serviços de Varejo;"
"Quem planeja mais, erra menos e tem mais sucesso. Antes de qualquer passo, estude todas as possibilidades, ouça a opinião da sua equipe, e confie sempre no seu instinto."
Sucesso para todos os empreendedores do mercado de crédito consignado!
Abraços!
Raniery Queiroz