Últimas
Notícias
Decreto do governo federal amplia opções de crédito consignado para servidores públicos
Fonte: O Liberal - 01/11/2023
01/11/2023 às 10h11O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou o Decreto 11.761/2023, que traz mudanças na gestão de consignações em folha de pagamento para servidores públicos. O texto, publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira (31), inclui o cartão consignado de benefício como uma opção de crédito com pagamento direto em folha.
Essa alteração no Decreto 8.690/2016 amplia as possibilidades de consignações facultativas, permitindo que despesas contraídas por meio desse tipo de cartão sejam amortizadas e que o cartão possa ser usado na modalidade saque. A medida foi tomada com base na promulgação, ocorrida em maio de 2023, do inciso II do parágrafo único do art. 2º da Lei 14.509, de 2022. O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informou que publicará portarias detalhando o funcionamento do cartão.
Além disso, o novo decreto ampliou o percentual da remuneração que pode ser comprometido com as consignações mensais de 35%, como previsto no decreto de 2016, para 45%, seguindo a alteração na lei de 2022 que havia sido vetada, mas teve o veto derrubado pelo Congresso Nacional.
Outras mudanças incluem a possibilidade de pagamento, com desconto em folha, de contribuições para fundações ou associações representativas ou prestadoras de serviços, desde que sejam formadas por servidores, empregados públicos ou outros beneficiários.
Ainda não é um associado da Aneps? Clique no link abaixo e conheça todos os benefícios que nós oferecemos para o seu negócio! Link: aneps.org.br/associe-se