Últimas
Notícias
Crédito para pessoas físicas têm apresentado maior taxa de crescimento, afirma Comef
Fonte: Valor Econômico - 09/09/2021 às 04h09“O crescimento do crédito amplo é condizente com os atuais fundamentos econômicos e é verificado em diversos segmentos”. Essa é a posição do Comitê de Estabilidade Financeira (Comef) do Banco Central (BC), em comunicado publicado nesta última quarta-feira, dia 08.
Segundo o Comitê, para as pessoas físicas, modalidades estimuladas pela taxa de juros tipicamente baixas e que são associadas à retomada econômica figuram entre aquelas que apresentam a maior taxa de crescimento. “O crédito às micro e pequenas empresas continua sendo estimulado por programas governamentais, notadamente o Pronampe (Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte), e pela flexibilização do distanciamento social. As empresas de maior porte, por sua vez, se beneficiam do aquecimento do mercado de capitais”, diz o documento.
Ainda segundo as previsões do Comitê, as potenciais perdas de crédito ainda permanecem adequadas, uma vez que as instituições financeiras promoveram a manutenção das previsões em patamares elevados, acima das perdas esperadas.
Saiba mais