Últimas
Notícias
Contratos do penhor sobem 400% no Amazonas com a crise
Carteira da Caixa supera 29 mil contratos ativos de R$ 36 milhões
Fonte: D24am - 21/03/2016 às 10h03As dificuldades em conseguir crédito nos bancos, as altas taxas de desemprego e as despesas do início do ano, tornaram a penhora de bens uma forma atrativa de conseguir dinheiro. O número de contratos do penhor da Caixa Econômica Federal (Caixa) aumentou 400% no Amazonas, em 2015. Joias, ouro, diamante ou metais preciosos, além de relógios, canetas de alto valor e pratarias fazem parte dos bens que podem ser pendurados em troca de dinheiro.
O valor total dos contratos de 2015 também cresceu quatro vezes mais do que 2014, segundo o gerente regional da Caixa, Wellington Veloso. “A dificuldade do crédito e a facilidade que a linha possui, por não precisar de avalista ou outra restrição, atrai muitos clientes”, disse acrescentando que a carteira total do penhor no Amazonas é de mais de 29 mil contratos ativos com valor total de aproximadamente R$ 36 milhões.
Por contar com os itens como garantia, a Caixa facilita este tipo de empréstimo para os clientes, que precisam apenas apresentar as cópias dos documentos pessoais e do comprovante de residência. O crédito é aberto, inclusive, a quem tem restrições nos serviços de proteção ao crédito e a liberação é imediata.
A peça é avaliada e o cliente recebe 85% do valor com a taxa de juros de 2,1% ao mês, uma das mais baixas do mercado, como no empréstimo consignado em folha. Segundo o gerente da Caixa, a maioria dos clientes costuma resgatar o bem antes que ele vá a leilão. “Não é levada em consideração a arte da peça, por isso muitas pessoas resgatam”, disse.
Podem ser apresentadas joias em ouro ou metais nobres, diamantes, canetas e relógios originais de valor ou pratarias autênticas. Não são aceitos metais folheados. A avaliação de joias pelo método tradicional é realizada por um profissional que leva em consideração fatores como modernidade, design, grife, estado de conservação, teor e tipo de metal empregado. Além disso, nas gemas também são considerados a cor, a pureza, a lapidação e o peso.
Procura
Segundo Veloso, o início desse ano continua com os mesmos altos índices de 2015 quanto aos contratos dessa modalidade. “Muitos recorrem ao penhor no primeiro trimestre do ano por conta das contas como Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU), Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), matrículas e despesas escolares”, indica o gerente.
O pagamento pode ser feito em parcela única, com vencimento em até 180 dias, ou de forma parcelada, de dois até 60 meses. O empréstimo pode ser renovado quantas vezes o cliente quiser. A cada renovação, é possível pagar apenas os juros. Após 30 dias de vencimento do contrato ou da parcela o bem já está passível de ir a leilão.
Oito agências da Caixa operam o penhor, no Amazonas, todas em Manaus. As agências são: Vitória régia, no Centro, Praça 14, Shopping São José, Teatro Amazonas, Amazonas Shopping, Cidade Nova, Franceses e Aleixo.