Últimas
Notícias
Consultor do LEPREV explica detalhes sobre empréstimos consignados após aprovação da MP 1006
Medida ainda aguarda a sanção da presidência da república
Fonte: Agora São Paulo - 18/03/2021 às 11h03Assim que o Presidente Jair Bolsonaro sancionar a Medida Provisória MP 1006/2020, que pode ocorrer a qualquer momento, todos os aposentados e pensionistas do INSS terão, novamente, a margem aumentada em 5% para solicitar empréstimos consignados.
Hoje em dia, todos os cidadãos que se encaixam nesta categoria podem comprometer no máximo 35% de seus ganhos mensais para efetuar o pagamento de parcelas, que são debitadas automaticamente dos seus respectivos benefícios. Ao todo, o beneficiário pode destinar 30% do valor com empréstimos pessoais, e mais 5% para débitos destinados a saques com cartão de crédito ou outras despesas.
Esta proposta foi aprovada na última semana no Congresso dá um “plus” nos números, elevando a margem do empréstimos pessoal para 35%, mas mantém a porcentagem do cartão em 5%, subindo o total para 40%.
O Consultor do Instituto de Estudos Previdenciários (LEPREV), Wagner Souza, fez um exercício para mostrar como ficam os valores das parcelas com a nova medida, questões sobre juros, entre outros pontos.
Saiba mais