Últimas
Notícias
Como administrar a política de crédito de uma empresa
Pode parecer simples, mas não é... A política de crédito é fator determinante para o sucesso ou fracasso da empresa. Estamos falando de uma “faca de dois gumes”.
Fonte: ADMINISTRADORES.COM - 12/12/2016 às 09h12A política de crédito é um conjunto de normas ou critérios que cada empresa utiliza para financiar ou emprestar recursos a seus clientes, em termos gerais esta relacionada com a condição de pagamento ao cliente, sabendo que o mesmo irá influenciar nas vendas, no ciclo operacional, na inadimplência e na necessidade de capital de giro. Como podemos ver não é tão simples assim, estamos falando de uma “faca de dois gumes”.
A política de crédito tem duas visões estratégicas, sendo a primeira aumentando os prazos de recebimento dos clientes com objetivo básico de aumentar vendas e a segunda reduzindo os prazos de recebimento dos clientes com objetivo básico de reduzir a necessidade de capital de giro, ambos praticados pelas empresas, mas que nem todas sabem os impactos de que essas visões têm sobre o ciclo operacional da empresa.
O ciclo operacional é a parte que envolve a compra de matérias-primas e mercadorias, passando pelo processo fabril ou de estocagem, para posterior venda que na sua maioria acontece a prazo e o pagamento aos fornecedores acontece antes do recebimento de clientes, para suprir este ciclo à empresa necessita de capital de giro, que aumentará na medida em que as vendas a prazo aumentarem e vice-versa.
A análise de crédito é ferramenta primordial dentro da política de crédito, objetivando a melhor carteira de clientes com seus devidos históricos e limites de crédito. Uma política mais dura de análise de crédito reduz a inadimplência e perdas com créditos de clientes, porém inibe as vendas. Por outro lado uma política menos austera de análise de crédito é fator importante na obtenção de mais vendas, porém aumenta a inadimplência e perdas com créditos de clientes.
Como pudemos observar administrar a política de crédito não é tão simples assim, mas é necessário que cada empresa elabore a sua, tendo em mente o alcance de um equilíbrio entre as duas formas da empresa atuar no mercado, na busca de bons resultados. Sendo assim ter critérios moderados levará a empresa alcançar o sucesso, porém não ter nenhum critério certamente levará ao fracasso. O mercado atual é dinâmico e exige das empresas uma postura equilibrada e flexível quando a sua administração.