Últimas
Notícias
Clientes são vítimas de golpe de empréstimo consignado
Advogada explica que folhas de pagamento e extratos bancários podem ser usados como prova para registrar reclamação de fraude
11/11/2020 às 12h11O Procon tem registrado diversas queixas de aposentados e pensionistas do INSS que receberam empréstimo consignado na conta sem ter solicitado à instituição financeira. As reclamações foram relatadas através das redes sociais.
É o caso da pensionista Paula de Farias Varanda, de 39 anos, que foi uma das vítimas de fraude. Ela descobriu que terceiros contrataram um empréstimo de R$ 10 mil em seu nome pelo banco Ficsa, vinculado ao C6 Bank. A pensionista não recebeu o dinheiro e acabou ficando com a dívida para pagar.
Para a advogada Cátia Vita, se o cliente for vítima de golpes, é importante guardar todas as provas possíveis para registrar a reclamação no INSS e Procon. Folhas de pagamento, extratos bancários e depósitos de valores não solicitados podem comprovar que o empréstimo foi realizado indevidamente.
O Ficsa foi notificado pelo Procon e já prestou esclarecimentos sobre este e outros casos envolvendo empréstimo consignado indevido. Em nota, o banco afirma que não faz venda direta de consignados e que efetua o desligamento do correspondente bancário, em caso de ofertas irregulares.
Saiba mais