Área exclusiva de acesso do associado ANEPS. Para acessar a área restrita da CERTIFICAÇÃO, CLIQUE AQUI

Últimas
Notícias

Carrefour quer concorrer em crédito imobiliário

25/06/2007 às 22h44

jornal Valor Econômico 25/06/2007 - Andrea Licht                       
 

O Carrefour, maior rede supermercadista do país, está tirando do papel um
antigo projeto de operar um banco. Seu propósito é vender crédito pessoal,
capitalização, seguros, cartões de crédito e até, no futuro próximo, crédito
imobiliário. A estratégia mercadológica que está por trás de tudo é o
desenvolvimento de um varejo com soluções globais, ou, como é chamada essa
tendência no jargão do setor, one stop shop. E seus executivos garantem que,
com isso, a rede não sai de seu negócio principal - o varejo. Ao contrário,
torna-se ainda mais competitiva.

Depois de obter, em agosto de 2006, a licença do Banco Central para atuar
nessa área e de cessar a atividade de 15 anos da Carrefour Administradora de
Cartões de Crédito, a CAC, a empresa lança no mercado o Banco Carrefour. A
sociedade, da qual a rede detém 60%, tem como parceira a Cetelem,
processadora de cartões francesa e associada ao Carrefour
internacionalmente. O capital inicial do banco é de R$ 260 milhões e ele
funcionará nas 164 lojas do grupo.

O gigante francês começou a atuar em nichos de mercado no Brasil há apenas
dois anos, área da qual colheu no ano passado R$ 2 bilhões de faturamento.
Por essa lógica de concentração das compras em um único ponto de
convergência, o consumidor, além de comprar gêneros alimentícios, tem a
possibilidade de suprir-se na Drogaria Carrefour, decidir as férias de sua
família na Turismo Carrefour e abastecer o carro nos Postos Carrefour. E
agora também encontra "soluções financeiras".

"O banco é apenas o instrumento legal necessário, a razão social", explica
Carlos Henrique Bandeira de Mello Jr., há cinco meses no cargo de
diretor-presidente do Banco Carrefour. Aliás, banco não. A rede preferiu
chamar esse serviço de Carrefour Soluções Financeiras. O nome-fantasia,
digamos, serve exatamente para não confundir os clientes que têm uma imagem
negativa dos bancos, associada à burocracia e inacessibilidade. Seus
horários com atendimento pessoal serão mais flexíveis que os de banco,
acompanhando o funcionamento das lojas.

Ao bolar essa estratégia, o Carrefour mira na base da pirâmide social
brasileira, não bancarizada e de baixa renda. Seu maior concorrente, e agora
o segundo no ranking dos maiores supermercadistas, o Grupo Pão de Açúcar,
informa haver entre os 4 milhões de cartões de loja emitidos pela rede, 60%
de pessoas sem conta em banco. No Carrefour, há 7 milhões de cartões de
loja, e, embora não seja revelado o percentual de clientes sem acesso a
bancos, todos eles, ativos e inativos, já receberam a comunicação por carta,
da criação do novo serviço. Em breve receberão também informações dos novos
produtos e serviços financeiros. A mudança, segundo Bandeira de Mello, vai
ser percebida aos poucos, ao longo do segundo semestre. Neste período, em
cada uma das 146 lojas Carrefour, o estande do Cartão Carrefour será
transformado em Carrefour Soluções Financeiras, pela nova comunicação
visual. Além disso, a inauguração de 20 lojas está contemplada no plano de
expansão deste ano.

Os 7 milhões de cartões próprios (leia-se cadastros que mapeiam hábitos de
compra, freqüência e tíquete médio de cada um dos consumidores) e a
capilaridade de sua rede, fizeram o Carrefour Brasil a terceira operação
mundial, a optar pela criação do banco. Mas o supermercadista não é o único
a decidir-se pelo binômio loja-banco. Do exterior, ele segue o modelo da
matriz e da subsidiária espanhola do Carrefour. No Brasil, a varejista de
vestuário C&A, proprietária da maior lista de private label, o nome em
inglês para cartão de loja, é também dona do banco Ibi. Sua base de 16
milhões de cartões próprios se aproxima do número de correntistas de alguns
dos maiores bancos do país.

Compartilhar no

WhatsApp Facebook Twitter

RECEBA NOSSAS NOVIDADES

Este site usa cookies para fornecer a melhor experiência de navegação para você. Para saber mais, basta visitar nossa Política de Privacidade.
Aceitar cookies Rejeitar cookies