Últimas
Notícias
Cadastro Positivo já pode ser consultado por consumidores
30/01/2020 às 05h01O cadastro positivo já foi liberado para que os consumidores possam visualizar os dados bancários. O cadastro reúne uma série de informações sobre operações financeiras e obrigações de pagamento de pessoas físicas e jurídicas e calcula uma nota (score), com base nas operações de crédito. A novidade é uma boa notícia para os correspondentes que oferecem empréstimos, pois os juros tendem a ser menores para quem tem as contas em dia e amplia o acesso ao crédito para mais consumidores.
O pagamento de serviços continuados, como água, luz e telefone e informações sobre empréstimos bancários, financiamentos e cartão de crédito também constam no cadastro. Mas, por enquanto, apenas as informações bancárias foram liberadas. Nesta primeira etapa estão analisadas as informações bancárias enviadas desde novembro do ano passado.
A “lista de bons pagadores” promete trazer melhores condições de crédito e juros menores para os consumidores com o score mais alto, além de prazos mais longos para pagamento. Além disso, os endividados poderão renegociar as conta em atraso.
O Cadastro Positivo foi criado em 2011 e regulado apenas no ano passado. Só que antigamente o sistema considerava apenas os dados negativos. Agora, o Cadastro possibilita o acesso de mais consumidores ao crédito. Outra mudança é que os consumidores são incluídos automaticamente no cadastro, no momento em que for contratar uma operação de crédito ou tiver conta de serviço continuado.
Saiba mais em
https://economia.uol.com.br/noticias/estadao-conteudo/2020/01/13/consumidor-ja-pode-fazer-consulta-ao-cadastro-positivo.htm