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Bonsucesso atua como promotor do Bradesco

31/07/2013 às 15h24

 

 Bonsucesso atua como promotor do Bradesco

Por Carolina Mandl | De São Paulo 30/07/2013 às 00h00

O banco mineiro Bonsucesso, especializado no crédito consignado, fechou recentemente algumas parcerias com o banco Bradesco que têm despertado a atenção de concorrentes.

Além da tradicional venda de contratos de crédito para outros bancos, o Bonsucesso começou a atuar como uma espécie de correspondente bancário para o Bradesco, gerando operações de empréstimo consignado em troca de uma comissão por meio da BPV Promotora de Vendas.

Procurado pela reportagem, Paulo Henrique Pentagna Guimarães, presidente do Bonsucesso, confirmou a parceria para os serviços de correspondente. "Encontramos no Bradesco o melhor parceiro." O Bradesco não comentou.

Pentagna Guimarães disse que desde o segundo semestre de 2012 a promotora gera créditos tanto para o Bonsucesso quanto para o Bradesco. A estratégia do banco decidiu usar sua estrutura de vendas para ofertar modalidades de crédito com prazos, públicos e convênios com os quais o Bonsucesso não quer operar. Segundo o banco, porém, o volume de contratos gerados para o Bradesco representou apenas 2,6% da produção e não há acordos de exclusividade. "Não é algo muito relevante."

Além de atuar como correspondente bancário para o Bradesco, o Bonsucesso também tem vendido carteiras de crédito consignado, sem assumir qualquer responsabilidade por problemas nessas operações - transação conhecida como venda sem coobrigação.

Nos últimos 12 meses, de um total R$ 1,34 bilhão cedido a terceiros, R$ 400 milhões foram para o Bradesco. Outros cerca de R$ 550 milhões foram para a Caixa Econômica Federal. As vendas do Bonsucesso para terceiros têm se concentrado nas operações tradicionais de consignado. Os empréstimos feitos via cartão, que têm margens maiores, seguem com a instituição. Em março, o Bonsucesso tinha R$ 2,4 bilhões de carteira, segundo o Banco Central.

As recentes parcerias do Bonsucesso com o Bradesco têm despertado a atenção no mercado, principalmente depois que Itaú Unibanco e o mineiro BMG criaram juntos um novo banco um ano atrás especializado em consignado.

Pentagna Guimarães nega qualquer tipo de "casamento" com outros bancos, mas deixa claro que os planos do Bonsucesso são de cada vez mais reduzir sua dependência da receita gerada pelas operações de crédito.

"Quero transformar o Bonsucesso em uma plataforma digital", disse. Em maio, o governo publicou uma medida provisória criando a figura das chamadas "instituições de pagamento", categoria na qual o Bonsucesso quer se enquadrar. Engloba quase todos os participantes do mercado de cartões que não são bancos, como as credenciadoras ou empresas que emitem cartões pré-pagos, por exemplo.

 http://www.valor.com.br/financas/3215080/bonsucesso-atua-como-promotor-do-bradesco#ixzz2adckdT9c

 

 

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