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Bandeira regional lidera crescimento

25/07/2007 às 23h48

jornal Valor Econômico 25/07/2007 - Altamiro Silva Júnior

A Cabal, uma bandeira de cartões de crédito que nasceu na Argentina em 1980,
chegou a outros países como Uruguai, Chile e Cuba, aposta agora no mercado
brasileiro. Com 500 mil plásticos no país, projeta expansão de 30% este ano
e acaba de entrar no mercado de cartões de benefícios. A meta é emitir 100
mil unidades neste segmento em 12 meses.

Como a Cabal, outras bandeiras de cartões regionais vêm crescendo e ganhando
mercado pelo país. Estima-se que há 24 milhões destes cartões - considerando
apenas os que podem ser usados em vários estabelecimentos (e não só na loja
emissora) - segundo cálculos de Boanerges Ramos Freire, consultor da
Boanerges & Cia, especializado no mercado de meios de pagamento. Em 2005,
eram 18 milhões.

As bandeiras, pequenas ou grandes, somam mais de 70 e estão em praticamente
todos os Estados. Costumam não cobrar anuidade e algumas focam na baixa
renda. O principal exemplo é a Hipercard, que nasceu no Nordeste, como um
cartão da rede de supermercados Bompreço. Cresceu tanto que deixou de ser
regional. Está no Brasil todo e conta com 7,5 milhões de plásticos. Em
alguns locais do Nordeste, como Recife, é mais conhecida e usada que as
tradicionais Visa e MasterCard. O cartão é aceito em 250 mil
estabelecimentos e devem movimentar R$ 9,5 bilhões este ano.

Segundo Ivo Vieitas, diretor da Hipercard, a meta é ser a "terceira ou
segunda" força relevante no mercado de meios de pagamento brasileiro.
"Estamos crescendo o dobro da velocidade do mercado, entre 30% e 40% ao
ano", afirma. O setor de cartões cresce a taxas de 20%. Quando o Unibanco
comprou a bandeira, em 2004, eram 70 mil estabelecimentos e 2,3 milhões de
cartões. Segundo Vieitas, entre os diferenciais estão a ausência de anuidade
(e demais taxas) e dois limites de crédito, um para compra à vista e outro
para o parcelado.

Além da Hipercard, há outros casos de sucesso, como a Sorocred, com origem
em Sorocaba, interior do Estado de São Paulo. A bandeira deve chegar este
ano a 130 mil estabelecimentos afiliados, 3,5 milhões de cartões e volume de
vendas de R$ 1 bilhão.

A Sorocred também chega a ser mais usada na cidade e região de Sorocaba do
que a MasterCard. Em uma pesquisa recente, só perdeu para a Visa, conta José
Tadeu Chiozzi, diretor regional da bandeira. Há pouco mais de 2 anos, o
grupo decidiu levar a bandeira para o Nordeste. Agora já atua desde o Rio
Grande do Sul ao Mato Grosso. De 2000 a 2007, o número de cartões emitidos
passou de 500 mil para 3,5 milhões. Para incentivar o uso do cartão, a
Sorocred criou o produto "Gold". A cada dez compras feitas e pagas, o limite
de crédito é aumentado.

Já a Cabal chegou ao Brasil em 2001, por meio de uma parceria com o Bancoob,
o banco das cooperativas de crédito. Na Argentina, a bandeira também nasceu
graças às cooperativas. O plano agora é aumentar a presença no mercado
brasileiro. Segundo Marcos Vinícius Viana Borges, superintendente geral da
empresa, a bandeira negocia parcerias com outros bancos e está entrando no
mercado de vales refeição e alimentação, por meio da "Cabal Vale". A
bandeira tem 25 mil estabelecimentos credenciados, em Estados como Minas
Gerais, Paraná e Rondônia.

O crescimento destas bandeiras tem despertado o interesse de grandes
investidores. A Gávea Investimentos, que tem como sócio o ex-presidente do
Banco Central, Arminio Fraga, comprou 25% da Policard, bandeira de
Uberlândia (MG) e 2 milhões de cartões. Outro ex-Banco Central, Gustavo
Franco, também entrou na área. A gestora Rio Bravo, da qual é sócio, criou a
bandeira Unik, com mais de 600 mil plásticos.

Apesar de não contar com investidor estratégico, uma das bandeiras que mais
crescem, principalmente na grande São Paulo, é a Cred-System. Focada na
baixa renda, já emitiu 3 milhões de cartões. A empresa foi para a periferia
procurar pequenos lojistas, supermercados e padarias. "Temos conseguido
crescimento consistente nos últimos anos, mas que os 20% do setor", afirma
Fábio Monteiro, gerente de marketing. A empresa nasceu há 10 anos, para
fornecer crédito a lojistas e há sete resolveu entrar no mundo dos cartões.

Boa parte do crescimento destas bandeiras se deve a GetNet, empresa gaúcha
especializada em credenciar estabelecimentos comerciais. São 114 mil pontos
cadastrados, em 3,4 mil municípios. A meta é encerrar 2007 com 200 mil.

Aura, Cabal, Unik, Good Card, Cred-System e Sorocred estão entre os clientes
da bandeira. O POS (a máquina leitora dos cartões) da GetNet é aberto. Ou
seja, uma mesma POS pode ser usado pelas diferentes bandeiras. Em média, são
20 milhões de transações por mês.

A GetNet planeja agora expansão para outros países da América Latina e está
investindo US$ 60 milhões este ano. O projeto começa por México, Chile e
Colômbia. A meta é estar em toda a região até 2010, conta José Roberto Hopf,
diretor presidente da empresa.

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