Últimas
Notícias
Bancos privados avançam no crédito imobiliário
Oportunidade para correspondente no país prestar serviços para outras instituições financeiras, além da Caixa Econômica
04/05/2018 às 05h05
Os bancos privados - em especial Santander e Bradesco - aproveitaram o recuo da Caixa Econômica Federal e assumiram a liderança no financiamento imobiliário. Os dois bancos estão à frente no volume de contratação de janeiro a março. A Caixa sempre foi líder no segmento, mas agora, juntos, Bradesco e Santander, responderam por quase a metade do crédito imobiliário com recursos de poupança. Se incluir o Itaú Unibanco, a fatia dos bancos privados sobe para 75%. A Caixa que chegou a 42,6% do total no mesmo período do ano passado, registrou 19,5% no primeiro trimestre de 2018.
Analistas apostam no aumento da demanda e também da competitividade. Para ocupar o espaço deixado pela Caixa, os bancos privados estão investindo em tecnologia. Bradesco, por exemplo, já faz aprovação de crédito por Internet ou celular e admite que hoje 10% dos pedidos de cotação são digitais, percentual que deve aumentar. O Santander conseguiu quadruplicar a demanda com a combinação de taxas menores com um serviço que permite fazer tudo eletronicamente. A meta do Santander que está bem próxima de ser atingida é gerar R$ 1 bilhão por mês em crédito imobiliário.
A novidade é positiva para o setor de correspondentes no país (também conhecidos como correspondentes bancários), visto que muitas empresas que operam com crédito imobiliário, e focavam na Caixa Econômica Federal, agora poderão ampliar o leque de atuação e oferecer melhores condições aos seus clientes. Assim, consequentemente, terão maior probabilidade de venda.
Para atuar como correspondende no país no setor imobiliário, a Aneps oferece as certificação Imobiliária e Completa. Clique aqui e saiba mais.