Área exclusiva de acesso do associado ANEPS. Para acessar a área restrita da CERTIFICAÇÃO, CLIQUE AQUI

Últimas
Notícias

Banco Central: Juros em operações de crédito ainda podem diminuir com portabilidade

Fonte: Valor Invest - 26/05/2021 às 11h05

De acordo com documento divulgado pelo Banco Central (BC) na terça-feira, dia 25, a portabilidade de crédito tem um potencial não realizado no Brasil. O montante, de acordo com o documento, soma 18,9 milhões de tomadores de empréstimos no crédito consignado, 4,2 milhões no financiamento de veículos e 493 mil no crédito imobiliário. O total chega a aproximadamente 23,6 milhões. Estes números integrarão o Relatório de Economia Bancário  (REB), que vai ser divulgado no próximo dia 7 de junho.
 

Em cada uma das três modalidades, os números divulgados são os totais de “operações com taxas de juros acima da média do mercado”. Os dados também mostram queda das taxas anuais de juros após a portabilidade de crédito, com recuos de 2,9 pontos percentuais no crédito imobiliário e 5,7 pontos no consignado. “Tal fato indica a capacidade de a portabilidade promover a melhoria das condições de crédito dos tomadores”, diz o BC.
 

Em relação ao financiamento imobiliário, “percebeu-se também a tendência de redução no número de parcelas e a variação modesta nos valores da operação”, aponta o documento. Já para o consignado, os resultados foram dispersos em relação à variação do saldo e do número de parcelas”, diz. Nesse caso, houve tanto operações com “alongamento de prazo e aumento do saldo devedor” quanto “diminuição e manutenção da quantidade de parcelas e do saldo”.

 

Saiba mais

 

Compartilhar no

WhatsApp Facebook Twitter

RECEBA NOSSAS NOVIDADES